Engenharia no Verão 2005

 
 



Listar por Data | Concelhos | Distritos | Entidade | Pesquisa

Título: Visita ao Centro de Cabos Submarinos de Sesimbra

( PT – Portugal Telecom )
Data: 13 de Agosto às 10:30
10 de Setembro às 10:30
Duração: 2 h
Ponto de encontro: Cabos Submarinos de Sesimbra, Rua Amélia Frade, Sesimbra.
Localidade: Sesimbra / SESIMBRA / SETÚBAL
Itinerário: Como chegar cá? Poderão utilizar a A2 (vindo da Ponte 25 de Abril) virar à direita na placa que indica Sesimbra, continuar sempre em frente até chegar a uma rotunda em Santana. Na rotunda, deverão virar na segunda à direita no sentido de Sesimbra. Na primeira à esquerda (150m da rotunda), virar e seguir sempre em frente até chegar ao primeiro sinal de STOP. O portão do centro encontra-se à direita a seguir ao sinal stop.
Número de participantes: 20
Inscrição prévia: SIM - Contacto:215000639
Descrição: O Centro de Cabos Submarinos de Sesimbra foi inaugurado em 1969 com a entrada ao serviço de do cabo submarino analógico SAT1 –Ligando Portugal a Africa do Sul com estações intermédias nas Canárias, Sal e Ascensão_ e o cabo submarino UK-Portugal, com amarração em Goonhilly e Sesimbra.
No final da década de oitenta, surgiram as primeiras aplicações de sistemas ópticos digitais e a PT fez chegar a Portugal o primeiro sistema óptico submarino, o Euráfrica, que assegura uma das ligações do Continente à Madeira, França e Marrocos.
A terceira geração de sistemas de transmissão óptica digital, com amplificadores ópticos e muito maior capacidade, surgem em 1994. Em 1996, é implementado um novo sistema submarino desta última geração, o Tágide 2 que assegura uma ligação Portugal-França.

Hoje o Centro conta com um dos maiores Cabos submarinos WDM de fibra óptica do mundo, o Cabo Submarino SMW3 com amarrações em 44 países desde da Austrália com passagem pelo Japão, pelo médio oriente, países do mediterrâneo e terminando na Alemanha.

O que fazem os cabos submarinos? :
• Transporte de tráfego de dados e voz pelo mundo, sendo o meio preferencial para transporte de sinal intercontinental.


Clique para ampliar

Ver mapa

 

Página Principal