Listar por Data | Concelhos | Distritos | Entidade | Pesquisa

Título: Visita à ETAR de Gaia Litoral

( Águas de Gaia, EM)
Data: 21 de Agosto às 10:00
28 de Agosto às 10:00
11 de Setembro às 10:00
25 de Setembro às 10:00
Ponto de encontro: ETAR de Gaia Litoral
Localidade: Canidelo / VILA NOVA DE GAIA / PORTO
Itinerário: Canidelo
Número de participantes: 25
Inscrição prévia: SIM - Contacto:227539678
URL: http://www.aguasdegaia.pt
Descrição: A ETAR de Gaia Litoral fica situada na freguesia de Canidelo e enquadra-se
no sistema de Drenagem de Águas Residuais da Bacia do Oceano Atlântico.

A ETAR destina-se ao tratamento dos efluentes provenientes da parte Ocidental e Norte do concelho, numa área delimitada pela auto-estrada a Nascente, o mar a Poente e o Rio Douro a Norte (até à Ponte D. Luís), incluindo o Centro Histórico e a quase totalidade da Cidade de Gaia.

Dimensionada para uma população de 300.000 habitantes, a linha de tratamento principal da Estação de Gaia Litoral é constituída pela fase líquida, pelo tratamento de lamas e, ainda, pelo tratamento de odores e reaproveitamento
da água tratada.

O efluente final, cuja qualidade é superior ao exigido pelas Directivas Comunitárias, é principalmente reutilizado para rega, sendo a parte restante descarregada no mar a 30 metros de profundidade, através de um exutor submarino com 2,5 Km de comprimento.

As lamas são transformadas em biogás, o qual, por sua vez, alimenta um grupo de cogeração que pode garantir até 35% da energia consumida na ETAR. As restantes são reutilizadas na agricultura.



Itinerário:
1. Auto-estrada Porto-Lisboa
sair para IC1 (indicação Espinho) e virar depois à direita para Madalena. Seguir sempre indicações para Parque de Campismo Orbitur; ao chegar ao Parque Campismo Maresol encontra indicação à direita para ETAR de Gaia Litoral.

2. Marginal entre Ponte D. Luís (Cais de Gaia) e Orla Marítima
seguindo sempre pela orla marítima, depois de passar Praia Salgueiros encontra Parque Campismo Maresol e indicação à esquerda para ETAR de Gaia Litoral.

 

Página Principal