Engenharia 2004

 
 



Listar por Data | Concelhos | Distritos | Entidade | Pesquisa

Título: Visita ao Centro de Satélites de Sintra

( Portugal Telecom )
Data: 7 de Agosto às 15:00
14 de Agosto às 15:00
21 de Agosto às 15:00
28 de Agosto às 15:00
4 de Setembro às 15:00
11 de Setembro às 15:00
18 de Setembro às 15:00
25 de Setembro às 15:00
Ponto de encontro: Centro de Satélites de Sintra
Rua Rádio Marconi
Alfouvar de Cima
Almargem do Bispo
Localidade: Alfouvar, Pero Pinheiro, Sintra / SINTRA / LISBOA
Itinerário: Como chegar cá ? Poderão utilizar a IC-19, sair para o IC-16 (Mafra/Ericeira), continuar sempre em frente e sair para Pêro Pinheiro Sul (passando depois junto da Base Aérea nº 1). Em Pêro Pinheiro deverão virar à direita junto a um pequeno fontanário, tomando logo a vossa esquerda na direcção de Negrais. Continuam sempre na estrada principal, na Pedra Furada encontram uma passagem de nível saindo depois para Alfouvar de Cima (é visível o topo de uma das antenas). As instalações encontram-se então à vossa esquerda.
Inscrição prévia: SIM - Contacto:219670519
Descrição: O Centro de Satélites de Sintra foi inaugurado em 1974 com uma única antena designada por Sintra-1, cuja parábola de 32 metros de diâmetro terão a oportunidade de ver literalmente sobre as vossas cabeças pois está montada sobre uma parte substancial do edifício técnico principal.



Hoje o Centro conta com 20 antenas de médio/grande porte (além de várias outras de pequena dimensão), distribuídas pelos seus 7,5 hectares, que operam com outros tantos satélites. Acreditem que não fazemos má vizinhança, e os campos circundantes são do mais fértil que se conhece.

O que fazem essas antenas ? (com a nossa ajuda, claro) :
• “Uplinks” de televisão (ex: RTP Internacional, RTP África, etc) e rádios_
• Comunicações de telefonia e dados para países africanos e asiáticos (ex: Angola, Timor, etc)_
• VSATs (antena de pequena dimensão como por exemplo as colocados na agências da Santa Casa da Misericórdia)_
• Comunicações móveis via satélite (Inmarsat-C)_
e ainda:
• Controlo dos satélites da EUTELSAT e também do pequeno satélite português PoSAT.

 

Título: Visita ao Centro de Emissão de Monsanto

( Portugal Telecom )
Data: 7 de Agosto às 15:00
14 de Agosto às 15:00
21 de Agosto às 15:00
28 de Agosto às 15:00
4 de Setembro às 15:00
11 de Setembro às 15:00
18 de Setembro às 15:00
25 de Setembro às 15:00
Ponto de encontro: Centro Emissor de Monsanto, na Estrada da Bela Vista dentro do Parque Florestal de Monsanto (ver mapa).
Localidade: Monsanto / LISBOA / LISBOA
Número de participantes: 25
Inscrição prévia: SIM - Contacto:215000639
Descrição:
O Centro Emissor de Monsanto localiza-se na Estrada da Bela Vista dentro do Parque Florestal de Monsanto (Lisboa) a uma cota de 187 metros e é o Centro mais importante da Rede de Teledifusão da PT Comunicações.

Neste Centro são recebidos os sinais de TV dos estúdios dos operadores de televisão ( RTP, SIC e TVI) e é feita a sua distribuição para os emissores de TV desta estação bem como para os restantes Centros emissores espalhados pelo País (rede de distribuição) para a sua difusão hertziana. É também executada a interligação entre estúdios dos operadores de TV (rede de interligação), o encaminhamento de sinais de TV provenientes de diversos locais do País para os estúdios (rede de inserção), o envio de sinais de TV para e da estação terrena de satélites de Sintra (Alfouvar).

O Centro emissor de Monsanto dispõe ainda de uma Central Técnica de Teledifusão que permite a supervisão e controlo remoto de todos os emissores de TV da rede e dos retransmissores de TV com maior população servida, para além de garantir todas as tarefas de trânsito de sinais de TV para a rede hertziana e de cabo e para Sintra (estação de satélites).

A torre existente, de betão, tem 120 m e no topo dela estão instalados os sistemas de antenas de emissão de VHF (RTP1), e de UHF (2: e SIC).

Ver mapa
Notas: Identificação obrigatória mediante BI.

 

Página Principal