Festivais de Ciência

A Ciência Viva no Verão faz 20 anos e este marco será celebrado com um cruzeiro científico na Caravela Vera Cruz, entre 2 e 9 de Agosto. A bordo oito jovens investigadores e uma equipa de reportagem. São sete dias de navegação e quatro escalas: Sines (dia 2), Lisboa (dia 4), Ílhavo (dia 7) e Porto (dia 9). Em cada porto tem lugar um festival de ciência com a participação dos Centros Ciência Viva, autarquias, empresas, associações e institutos de investigação.

 

2 de Agosto | Sines

Praia Vasco da Gama - 09.00 às 24.00

Shows de ciência, workshops, showcooking e degustação de cavala, uma exposição de marionetas de ciência, visitas à Caravela Vera Cruz, observações astronómicas, são algumas das experiências promovidas pelos Centros Ciência Viva do Lousal, Estremoz, Lagos, Faro e Tavira, em parceria com empresas, associações e instituições científicas. 

Programa  | Mapa

 

4 de Agosto | Lisboa

Torre de Belém - 11.00 às 20.00 

A biodiversidade passada e actual do estuário do Tejo, microplásticos, fármacos e outros materiais do quotidiano vindos do mar, o que comem os peixes que consumimos, aprender a pilotar um mini-ROV, observação do Sol através de telescópios, compreender o clima do passado a partir dos sedimentos do fundo do mar, são exemplos de temas e actividades em destaque neste festival coordenado pelo Pavilhão do Conhecimento em parceria com os Centros Ciência Viva de Sintra, Constância, Alviela, Planetário Calouste Gulbenkian, instituições científicas, laboratórios do Estado, empresas e associações. 

Programa


7 de Agosto | Ílhavo

Porto de Aveiro (Ílhavo) - 10.00 às 24.00

Giroscópio humano, cozinhar com o sol, drones, robôs, observação de aves e construção de caixa-ninho, observação astronómica, são algumas das experiências e actividades em destaque neste festival coordenado pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro em parceria com a Universidade de Aveiro, Centro Ciência Viva da Floresta, FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro, Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, FAPAS - Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens e Geopark Arouca. 

Programa


9 de Agosto | Porto

Jardim do Passeio Alegre, na Foz do Douro - 12.30 às 19.30

Demonstrações e manuseamento de robôs, observação solar e construção de instrumentos astronómicos, conhecer o impacte ambiental dos resíduos plásticos, sensibilização sobre o cancro da pele, algas na nossa alimentação, aquacultura, acidificação dos oceanos, são alguns dos temas explorados nos workshops e actividades experimentais promovidas pelos Centros Ciência Viva do Porto, Guimarães, Vila do Conde e Bragança, em parceria com empresas e instituições científicas.

Programa 

 

Durante os Festivais, a Caravela Vera Cruz estará disponível para visita durante o dia, com actividades preparadas para todos os curiosos.

Juntando lazer e aprendizagem, todos estão convidados a participar nas experiências e a reservar o seu lugar no programa Ciência Viva no Verão, a decorrer por todo o país.

 

Voltar