Festival de Ciência do Porto

Jardim do Passeio Alegre, na Foz do Douro - 9 de Agosto, das 12:30 às 19:30

Haverá um serviço de transfer gratuito entre o Passeio Alegre e o Cais da Estiva, onde estará atracada a Caravela. 


Planetário do Porto e Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

Navegação astronómica
Na era do GPS a utilização do Sol e das estrelas para navegar está completamente desactualizada! Será? Este ano a Marinha dos EUA reintroduziu a navegação pelos astros nos cursos de formação dos seus oficiais. Utilizando um quadrante construído com materiais do quotidiano e simples relógios de Sol venha aprender em poucos minutos os princípios básicos de navegação utilizando a estrela polar e o Sol.

Observações solares
Olhar para o Sol é perigoso se não forem utilizados instrumentos e filtros apropriados. O Sol pode estar mais ou menos ativo, com manchas solares e protuberâncias, entre outros fenómenos, algumas manifestações dessa atividade. Como estará o Sol a 9 de agosto? Venha observá-lo em segurança e conversar com astrónomos sobre a enorme bola de gás muito quente que é a estrela que nos ilumina e fornece a energia tão necessária para a vida.

Estações do ano
A maioria das regiões do nosso planeta apresenta um ciclo anual de diferentes temperaturas e exposição solar conhecido como “estações do ano”. Mas, afinal, porque existem estações do ano? A sabedoria popular diz-nos que são as diferenças de distância entre a Terra e o Sol mas, por exemplo, quando é Verão no hemisfério Norte a Terra está de facto mais distante do Sol do que no Inverno. Usando uma representação tridimensional simples, venha perceber o que causa as diferentes estações do ano na Terra.

 

Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto

A ver o mar desde há 18000 anos
Sabia que a praia já esteve a cerca de 50km? Que há 9000 anos que adoramos marisco? Venha conhecer e manusear peças exemplificativas da nossa antiga ligação ao mar. 

Conchas na mão
As conchas vazias que apanhamos na praia pertenceram um dia a um animal. Conhece estes animais? Que tipo de conchas apresentam? Qual a sua importância? Venha realizar diversas actividades práticas que lhe permitirão ficar a conhecer melhor estes seres vivos! Terá ainda a oportunidade de conhecer alguns exemplares exóticos e produzir lembranças ecológicas.

A Flora do Mar
As algas captam atenções pelas suas cores vibrantes e formas inusitadas. Porque brilham tantos quando estão molhadas? Porque têm aquelas formas? Podemos guardá-las para sempre em nossas casas? Quantas diferentes há no Oceano Atlântico? Posso conhecê-las pelos seus nomes? Posso espreitar para dentro dos seus corpos gelatinosos? Venha esclarecer todas as suas dúvidas realizando atividades práticas! Venha tratar as algas pelo seu apelido... Alga à vista!



CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental

Anfípodes e isópodes marinhos. Quem somos, onde vivemos, o que comemos?
Observação à lupa de isópodes e anfípodes (pequenos crustáceos), e elaboração de um algário, para dar a conhecer as suas características principais, sensibilizar para a importância da preservação da biodiversidade marinha e divulgar as potencialidades e riquezas dos nossos mares.

Otólitos: O Bilhete de Identidade dos peixes
Já pensaste como podemos saber qual a idade dos peixes? Quantos anos terão os peixes que vemos todos os dias no mercado? Para ficarmos a saber isto e muito mais vamos ver como se extraem e observar otólitos, uma estrutura calcária presente na cabeça dos peixes.

Como ocorre a acidificação dos oceanos?
Utilizando um conjunto de materiais simples vamos investigar como ocorre o fenómeno da acidificação dos Oceanos e quais os seus efeitos no carbonato de cálcio existente no exosqueleto e conchas de animais marinhos.

Aquacultura multitrófica integrada?
Vamos compreender o que é e como funciona uma instalação de aquacultura multitrófica integrada. Este sistema de aquacultura tem a vantagem de evitar problemas ambientais associados à descarga de efluentes ricos em nutrientes.

Microplásticos - O que comem os nossos caranguejos?
Estima-se que os resíduos de plástico constituam cerca de 60 a 95% do lixo marinho, podendo ser ingeridos por organismos aquáticos. Os participantes poderão observar, por exemplo, a presença de microplásticos na glândula digestiva de caranguejo verde. 

Fármacos vindos do mar
O mar alberga muitos organismos (ex. cianobactérias) capazes de produzir substâncias potencialmente úteis ao tratamento de doenças humanas. Nesta acção mostra-se o processo de obtenção destas substâncias.

As algas na alimentação
Nesta acção ficará a conhecer e poderá degustar produtos preparados com algas marinhas cultivadas em sistemas de aquacultura multitrófica integrada.

 

I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde

Ao Leme com Prevenção
Acção de sensibilização para a prevenção do cancro de pele. Em Portugal, são diagnosticados cerca de 10 mil novos casos de cancro de pele por ano, sendo que destes, 1.000 são casos de melanoma.


Centro Ciência Viva de Bragança 

Pérolas de Ciência: Ao Leme com a Microbiologia
Realização de experiências de Microbiologia (pérolas de ciência), experiências de Química (descobre o teu pH), experiências de Física (mãos biónicas demonstrativas).


Instituto Politécnico de Bragança

Braço de ferro electrónico
O controlo de motores elétricos é utilizado nas mais diversas situações, com aplicações transversais. A actividade proposta pretende implementar um braço de ferro onde os utilizadores podem interagir com o sistema.


Associação ALDEIA

Ervas, sementes e Saberes da Terra Fria Transmontana
Esta ação tem como objectivo destacar plantas e processos que representam a cultura local e marcam a identidade da Terra Fria Transmontana.

 

Centro Ciência Viva de Vila do Conde

Mapa Celeste
Construir um mapa do céu nocturno. Identificar e localizar algumas constelações do Hemisfério Norte.

Flutua e Afunda
Compreender o comportamento de objetos distintos em líquidos (flutuação/não flutuação) e quais os fatores condicionantes de tal comportamento.

Biodiversidade no litoral
Vem mergulhar no fascinante mundo de espécies marinhas que a nossa costa tem para oferecer. Apresentação e observação de alguns seres vivos presentes no nosso aquário de água salgada.

Maré Negra
Simular um desastre ecológico causado pelo derramamento de petróleo. Aplicar algumas técnicas de remoção e sensibilizar para os impactos ambientais resultantes desse desastre.

 

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde

A Vida que se Encobre e Descobre
Conheça a vida que existe na Zona entre Marés, quais as suas principais características e dificuldades que enfrentam... Aprenda como se move uma estrela do mar, e porque devemos mantê-la na água… Estas e outras curiosidades estarão à distância de uma mão, na nanca do CMIA.


Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

Robótica e Instrumentação
Descrição para Divulgação: Venha conhecer o mundo da robótica através de divertidos robots. O que é a robótica? Que tarefas podem desempenhar os robots? Venha descobrir tudo isto em família.

Reciclagem de termoplásticos
Qual o impacte ambiental dos resíduos plásticos? Como funciona a reciclagem dos termoplásticos? Fique a conhecer a secção de reciclagem do Curtir Ciência.


Laboratório da Paisagem de Guimarães

Educação Ambiental, Investigação e Desenvolvimento
Venha conhecer a importância e as ameaças à biodiversidade através do conceito de espécies invasoras. Conheça ainda um projecto inovador que permite a redução e valorização de resíduos, com o Laboratório da Paisagem de Guimarães.


STOL - Science Through Our Lives

Exposição Homo numericus
Qual é a velocidade de um espirro? Quantas toneladas de alimentos vais ingerir em toda a vida? Como é que o tamanho da tua orelha mostra que és perfeito? Vem saber a respostas nesta actividade com materiais expositivos, modelos manipuláveis e jogos à tua espera.

 

                               

 

Voltar