Ao Leme com Ciência Viva

A Ciência Viva no Verão faz 20 anos e este marco é celebrado com um cruzeiro científico na Caravela Vera Cruz, entre 2 e 9 de Agosto. A bordo seguem oito jovens investigadores e uma equipa de reportagem. São sete dias de navegação e quatro escalas: Sines (dia 2), Lisboa (dia 4), Ílhavo (dia 7) e Porto (dia 9).

Em cada porto tem lugar um festival de ciência com a participação dos Centros Ciência Viva, autarquias, empresas, associações e instituições científicas.   

Uma viagem de experiências e descobertas científicapara partilhar com o público, organizada em colaboração com a Aporvela - Associação Portuguesa de Treino de Vela. Acompanhe o blogue ao Leme com Ciência Viva

Uma iniciativa da Ciência Viva, porque a ciência é para todos.

  

 

O Cruzeiro Científico

A bordo da Caravela Vera Cruz, um grupo de oito jovens curiosos e uma equipa de reportagem, lançam-se ao mar, numa aventura de navegação. Esta é uma viagem de experiência e prospecção que pretende sensibilizar, através dos media, para a importância do conhecimento, do diálogo livre e da necessidade de encontrar pontos de convergência, compromissos, para decidir por um futuro que é necessariamente comum a todos.

A tripulação participará nas actividades e nas rotinas da navegação e, ainda, vai conversar, questionar, discutir os possíveis futuros do mar, os desafios da biologia marítima, o aquecimento global, as dependências da economia e a importância de participar no debate público de forma responsável e consciente. O jornalista que faz parte da tripulação tem também o desafio de partilhar esta experiência com todos os que não estão a bordo.

 

Veja aqui a biografia de cada um dos 8 jovens cientistas

 

A viagem

A viagem terá início em Sines, a 2 de Agosto, e terminará no Porto, a 9 de Agosto, no circuito de regresso da Regata Tall Ships Races.

Sines, Lisboa, Ílhavo e Porto receberão, nos seus portos a Caravela Vera Cruz, que estará disponível para visita durante o dia, com actividades preparadas para todos os curiosos. Em terra, um festival de ciência tomará lugar, celebrando o conhecimento e os 20 anos da Ciência Viva.

Ao longo da viagem, através das redes sociais, dos canais digitais da Ciência Viva e do acompanhamento da TVI, a experiência irá sendo relatada, assim como os festivais de ciência em terra. No final destes 7 dias de viagem, uma reportagem resumirá a experiência, deixando as perguntas para o futuro e o convite à participação e ao debate.

 

Ciência Viva no Verão em Rede