Mais informação sobre o programa

Ciência Viva no Verão

Aproximando a Ciência e a Sociedade

Neste Verão leve a Ciência na bagagem. Visite o interior de uma barragem, siga os trilhos do lobo ibérico, desça a uma mina e fique a ver estrelas com os amigos, a família e a Ciência.

São milhares de actividades gratuitas em todo o país, sempre na companhia de especialistas. Uma iniciativa da Ciência Viva, em colaboração com instituições científicas, museus, Centros Ciência Viva, associações, autarquias e empresas.

Nestas férias, a Ciência vai consigo.


Dados estatísticos sobre o programa (brevemente)

Brochura 2011
(PDF)

Astronomia no Verão


Observar as estrelas, a Lua e os planetas do Sistema Solar, espreitar objectos longínquos no firmamento, sempre na companhia dos astrónomos e dos seus telescópios, é o programa da Astronomia no Verão. São mais de 600 acções por todo o país, organizadas por instituições científicas, associações de astrónomos amadores, escolas, museus e Centros Ciência Viva.

Foto catálogo Edições anteriores

Geologia no Verão


Conheça de perto o passado mineiro do país, os seus geomonumentos, os fósseis que se escondem nas calçadas das nossas cidades, a dinâmica das dunas, a beleza da costa portuguesa, mas também os problemas da sua erosão. Cientistas, geólogos e especialistas de todo o país acompanham mais de 400 visitas e mostram como o passado da Terra moldou as paisagens.

Foto catálogo Edições anteriores

Biologia no Verão


A pé, de barco ou de bicicleta, mas sempre na companhia de especialistas, são as propostas da Biologia no Verão para um contacto directo com a vida, a flora e a fauna que habitam sapais, jardins, estuários e marés. São mais de 800 acções por todo o país. E como celebramos o Ano Internacional das Florestas e o Ano Internacional do Morcego, porque não começar por explorar uma floresta e acabar o dia a escutar os morcegos ao crepúsculo?

Foto catálogo Edições anteriores

Engenharia no Verão

Visitar barragens, centrais eléctricas, antenas de telecomunicações e empresas inovadoras são alguns dos desafios da Engenharia no Verão. Passeie pelo mundo das telecomunicações, descubra como controlamos o tráfego nas auto-estradas e a segurança nos estádios de futebol; surpreenda-se com a tecnologia presente num copo de vinho. As acções são organizadas por algumas das maiores empresas portuguesas e institutos públicos com actividade nos diversos ramos da engenharia.

Foto catálogo Edições anteriores

Faróis no Verão com Ciência Viva


A Ciência Viva nos Faróis volta ao nosso convívio, com a Marinha portuguesa e a sua Direcção de Faróis. Assista ao acender do farol e descubra a ciência e a tecnologia com os faroleiros e com os oficiais da Marinha. Escolha um farol mais perto de si e deixe-se envolver pela óptica, pelas técnicas de orientação e pelo mundo da navegação costeira. São os caminhos da ciência e da cultura que se cruzam com as memórias do imaginário de infância.

Foto catálogo Edições anteriores

Ciência nos Castelos


Foi a grande novidade da Ciência Viva para o verão de 2011. Com a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, e sempre com o apoio de especialistas, vamos conhecer melhor a geografia da localização dos castelos, os princípios físicos da sua arquitectura, a pedra usada na sua construção e as batalhas que lá se travaram. De Norte a Sul do país, 20 castelos esperam por si.

Foto catálogo

Voltar