Verão na ribeira com os invertebrados aquáticos

Verão na ribeira com os invertebrados aquáticos
Centro Ciência Viva de Coimbra - Exploratório Infante D. Henrique

Coimbra

 


 
Descrição

O ecossistema das zonas ribeirinhas inclui muitos habitantes! Entre eles os protagonistas destes percursos interpretativos: os macroinvertebrados aquáticos! Em cada uma das sessões, os participantes são convidados a conhecer os insetos _moradores_ desta comunidade aquática que habita a Ribeira de São João, na Lousã. Dinamizadas por cientistas, as sessões incluem observação dos organismos vivos em ambiente natural, recolha de amostras para observação à lupa e identificação dos animais invertebrados. Tudo isto num ambiente natural, para que as famílias participantes possam disfrutar do verão enquanto exploram ciência! Participe! Esta acção realiza-se no âmbito do Projeto Rio Acima financiado pelo Fundo Ambiental.

Data(s):

08-09-2018 14:00:00

15-09-2018 14:00:00

22-09-2018 14:00:00

Ponto de encontro: O ponto de encontro é o parque de estacionamento localizado à entrada da piscina fluvial Nossa Srª da Piedade, Lousã.

Como Chegar: No centro da Lousã seguir as indicações para o Castelo ou Piscina fluvial Nossa Srª da Piedade.

Coordenadas GPS: 40.10052032689677 N, -8.234210014343262 O

Idade mínima: 4 anos

Localidade: Lousã / LOUSÃ / Coimbra

Itinerário: A acção decorre na Ribeira de São João, Lousã.

Duração: 2.00 h

Transporte durante a acção: A pé

Equipa: Verónica Ferreira – MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente - Universidade de Coimbra Catarina Reis – Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra Filipa Calhôa – Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra Raquel Antunes – Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Nota: Os participantes devem trazer roupa e calçado confortáveis. O nível da água deverá estar baixo e deverá ser possível caminhar no ribeiro sem molhar os pés, mas sandálias para caminhar na água podem ser preferíveis para maior liberdade de movimentos. A utilização de chapéu e protector solar é aconselhada. Uma vez que a actividade se desenvolve na proximidade de água, os participantes devem considerar trazer roupa e calçado extra. Os participantes devem trazer água para beber.
Na área da praia fluvial existem várias infraestruturas que os participantes poderão utilizar: WC, restaurante, bar com esplanada, zona de merendas, parque de estacionamento, estacionamento para bicicletas.

PARTILHE