Clube de Ciência do Rodrigues

O projeto “Clube de Ciência do Rodrigues”, para além de proporcionar o crescimento intrínseco da comunidade escolar através do desenvolvimento das atividades experimentais, surge como uma mais-valia para a comunidade circundante através da abertura de “fronteiras” criadas pela introdução de outras formas de “fazer” educação. Os intervenientes ao executarem as atividades com uma forte componente laboratorial serão desafiados a encontrar respostas a questões comuns, relacionadas com a ciência do seu quotidiano. As atividades vão contemplar um universo de alunos desde o pré escolar até ao ensino secundário. De notar que o Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas abrange cerca de 1900 alunos, possuindo 3 escolas de ensino pré-escolar, 5 escolas do 1.º ciclo de Ensino Básico e a Escola Sede – Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas (do 5.º ao 12.º ano). A promoção do pensamento criativo, a motivação para atividades extracurriculares e o desenvolvimento de mais e melhor literacia científica são objetivos nos quais o projeto se debruçará com interesse e persistência, trabalhando com a certeza de existir à sua volta uma audiência interessada e aberta a novas experiências.

Tags do Clube

Ambiente | Física e Química | Geologia e Paleontologia | Zoologia | Outra | 5º Ano | 6º Ano | 7º Ano | 8º Ano | 9º Ano | 10º Ano | 11º Ano | 12º Ano

Iniciativas

Projeto SEI (sociedade, educação e investigação)

30 alunos do secundário, participaram num projeto científico promovido pela parceria Câmara do Porto, Faculdade de farmácia e Clube de Ciências do  Rodrigues.

13ª Edição do Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho

O clube participou nesta iniciativa com dois projetos científicos desenvolvidos em parceria com a Faculdade de Farmácia do Porto. Estes projetos passaram à fase de desenvolvimento recebendo cada um a quantia de 500 euros e um deles foi à fase final.

Jovens Cientistas

A nossa Escola esteve presente na 10ª mostra dos jovens cientistas com 4 trabalhos desenvolvidos em parveria com a Faculdade de Farmácia do Porto.

Foram três dias vividos intensamente em contacto com a ciências desenvolvidad pelas escolas secundárias do País. Os nossos alunos adoraram a iniciativa.

Coordenadores

Maria Fernanda Gomes Mendonça Martins Viegas

Professora do quadro do Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas do grupo 510 (Física e Química). Licenciada em Engenharia Química. Coordenadora de área disciplinar de Física e Química.

Ana Bela Sousa Mesquita Pereira Saraiva

Professora do Quadro do Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas do grupo 520 (Biologia e Geologia). Licenciatura no ramo educacional de Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Coordenadora de área disciplinar de Biologia e Geologia.

Dados do Clube