Cientistas FF

O clube Cientistas FF procura despertar nos jovens da nossa escola a sua paixão pela ciência e pela tecnologia. O nosso principal objetivo é desenvolver o pensamento crítico e investigativo, acompanhados de uma visão positiva e proativa perante a ciência e tecnologia. Também procuramos estimular o interesse por carreiras profissionais na área da ciência, tecnologia e engenharia.

Tags do Clube

Ambiente | Engenharia e Robótica | Física e Química | 10º Ano | 11º Ano | 12º Ano

Iniciativas

Projeto HACCP

O projeto HACCP na escola Secundária de Francisco Franco tem como principal incidência a planificação de diversas ações direcionadas para o tema da Segurança Alimentar no nosso contexto escolar.

CyberFF

O projeto CyberFF desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Franco procura incentivar o estudo e prática da programação, utilizando a plataforma ARDUINO com recurso a diversos dispositivos de eletrónica (ARDUINO DOMUS).

Clube de Ecologia Barbusano

Este é um projeto da Escola Secundária de Francisco Franco cujo principal objetivo é desenvolver na comunidade educativa capacidades no domínio da leitura e interpretação das paisagens, natural e humanizada, da Ilha da Madeira.

Projeto SPAR

O Projeto SPAR desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Franco tem como principal objetivo oferecer a todos os interessados uma experiência na área da robótica e da automação.

Oficinas Ecológicas

Este é um projeto desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Franco que está fundamentado na reciclagem do óleo de cozinha usado para produção de sabão.

Coordenadores

Isabel Freitas

Licenciada em Química – ramo ensino pela Universidade da Madeira. Professora de Física e Química, já lecionou Física e Química A no 10º e 11ºano, Técnicas laboratoriais de Química I e Química 12ºano. Lecionou e foi coordenadora da disciplina Área de Projeto no 12ºano. Tem lecionado a disciplina Análises Físico-Químicas do curso Técnico de Controlo de qualidade Alimentar. Participação ativa no projeto HACCP e na coordenação do clube Cientistas FF.

Jorge Monteiro

Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores; Lecionação de alguns cursos de formação em regime presencial e e-learning na área das TI; Coautor de algumas publicações na área de robótica móvel; Participação como responsável de equipa em alguns encontros de robótica.

Isilda Fernandes

Professora de Física e Química, grupo 510, com 26 anos de serviço. Lecionou Física e Química em todos os níveis de escolaridade, incluindo Técnicas de Química I, II e III. Também foi coordenadora na escola Secundária de Francisco Franco, de um projeto ambiental internacional GLOBE, durante três anos.

Jorge Capela

Docente profissionalizado do grupo 550 – Informática, na Escola Secundária de Francisco Franco, Funchal; Mestrado em Engenharia Informática, na Universidade da Madeira; Tese de mestrado na área da Engenharia Organizacional; Áreas de interesse: automação com ARDUINO, programação em tecnologias dotNet e bootstrap, bases de dados relacionais, inteligência artificial.

Dados do Clube