Semana Mundial do Espaço de 2012

Semana Mundial do Espaço de 2012

De 4 a 10 de Outubro

A Semana Mundial do Espaço, celebração internacional da ciência e tecnologia e do seu contributo para a melhoria da qualidade de vida, foi instituída em 1999 pelas Nações Unidas. Esta semana assinala a comemoração de dois eventos:
- Lançamento do primeiro satélite artificial, Sputnik 1, abrindo caminho para a exploração espacial (4 de Outubro de 1957);
- Assinatura do Tratado sobre os princípios que governam as actividades dos Estados na exploração e uso do Espaço, incluindo a Lua e outros corpos celestes (10 de Outubro de 1967). 

Tema de 2012
O Espaço e a Segurança

Os satélites de telecomunicações, navegação e observação da Terra são usados diariamente para proteger a humanidade e o nosso ambiente. Alguns exemplos da sua utilização são:

- apoiar a entrega de ajuda humanitária em locais remotos;
- monitorizar o crescimento urbano, a desertificação e a desflorestação;
- contribuir para a segurança do tráfego marítimo;
- medir a qualidade do ar e os níveis de poluição;
- apoiar missões de busca e salvamento;
- monitorizar incêndios, cheias e os danos causados por outras catástrofes naturais.

Para garantir a disponibilidade e a fiabilidade dos dados de observação da Terra a longo prazo, foi lançada uma nova iniciativa na Europa, chamada GMES (Global Monitoring for Environment and Security). Os serviços GMES deverão estar totalmente operacionais em 2014.

Participe e divulgue os seus eventos: Formulário

Semana Mundial do Espaço 2012: Programação


Coordenação da Semana Mundial do Espaço em Portugal

- Rui Agostinho, Observatório Astronómico de Lisboa / Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (Coordenador Nacional da Semana Mundial do Espaço).

- Ciência Viva. 

Edições anteriores 

Voltar