Semana Mundial do Espaço de 2009


Semana Mundial do Espaço de 2009
De 4 a 10 de Outubro

A Semana Mundial do Espaço, de 4 a 10 de Outubro, foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1999 como uma celebração internacional da contribuição da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria das condições de vida. Esta semana é assinalada pela comemoração de dois eventos:

  • o lançamento do primeiro satélite artificial, Sputnik 1, abrindo o caminho para a exploração espacial (4 de Outubro 1957)
  • a assinatura do Tratado sobre os princípios que governam as actividades dos Estados na exploração e uso do Espaço, incluindo a Lua e outros corpos celestes (10 de Outubro 1967)




    Tema de 2009

    O Espaço na Educação

    Olhar para as estrelas é algo que sempre inspirou a humanidade a sonhar e a aprender. Hoje em dia, o Espaço é uma ferramenta muito útil na motivação dos estudantes para o conhecimento e esta temática tem sido utilizada no ensino das ciências exactas, assim como no ensino da história, das línguas e das artes. A par do tema deste ano da Semana Mundial do Espaço comemora-se em todo o Mundo o Ano Internacional da Astronomia, que celebra globalmente a Astronomia e a sua contribuição para a sociedade e para a cultura, estimulando o interesse pela ciência, em particular nos jovens. No ano do seu 10º aniversário, a Semana Mundial do Espaço convida todos os participantes a explorar e debater a relevância do tema escolhido para este ano, O Espaço na Educação, através dos eventos da Semana Mundial do Espaço 2009 e do Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009).

    Semana Mundial do Espaço em Portugal: Eventos

    Participe, divulgue os seus eventos (formulário)


    Mais informações em:
    - Semana Mundial do Espaço 2009
    - Ano Internacional da Astronomia 2009

    Semana Mundial do Espaço (Edições anteriores)
    Edição de 2008
    Edição de 2007
    Edição de 2006
    Edição de 2005
    Edição de 2004
    Edição de 2003
    Edição de 2002



    Coordenação da Semana Mundial do Espaço em Portugal
    - Manuel Matos Lopes, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa; representante nacional da Semana Mundial do Espaço
    - Ciência Viva



    Voltar