Instituto de Meteorologia




Instituto de Meteorologia


O primeiro satélite meteorológico – TIROS I - foi lançado a 1 de Abril de 1961. O Instituto de Meteorologia, IM (à data Serviço Meteorológico Nacional) começou a utilizar informação obtida por satélite nas suas actividades operacionais no final dos anos 60.


Portugal esteve presente na reunião da Agência Espacial Europeia que estabeleceu o programa de satélites meteorológicos Europeus METEOSAT, tendo o primeiro sido lançado em 23 de Novembro de 1977.

Em Junho de 1986 o IM participa como membro fundador da EUMETSAT, organização europeia para a exploração de satélites meteorológicos, entidade responsável pelo lançamento e operação dos satélites meteorológicos europeus operacionais.

O IM utiliza para a sua actividade operacional informação de detecção remota, baseada em plataformas Europeias e Norte Americanas.

O Conselho da EUMETSAT aceitou a candidatura portuguesa, em 1999, para as operações e a coordenação científica do consórcio Europeu Land Surface Analysis Satellite Applications Facility (LSA SAF), pólo do segmento de processamento de dados da EUMETSAT. O centro operacional do consórcio, localizado fisicamente na sede do IM, em Lisboa, extrai operacionalmente parâmetros biofísicos sobre as superfícies continentais, preferencialmente a partir dos dados de satélites da EUMETSAT. Esta actividade, que se iniciou em 1999, encontra-se neste momento em fase operacional e dissemina, em tempo real, informação para a Europa, África e América do Sul, via satélite EUMETCast, e em diferido através da sua página http://landsaf.meteo.pt.


No âmbito das Comemorações do 61º Aniversário da criação do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), o Instituto de Meteorologia irá promover a Semana Aberta dedicada à efeméride, entre 7 e 12 de Outubro de 2007, na sede do IM, em Lisboa, a qual permitirá ao público visitar uma Exposição Retrospectiva das actividades do Serviço Meteorológico Nacional, designadamente as suas actividades no contexto da utilização de informação de satélite, incluindo a LSA SAF.

Mais informação: http://landsaf.meteo.pt; www.meteo.pt
Materiais didácticos: http://www.meteo.pt/pt/didatica/menudidatica.jsp



Voltar