Instituto Geográfico Português




Instituto Geográfico Português


O Grupo de Detecção Remota (GDR) do Instituto Geográfico Português dedica-se essencialmente à investigação científica no campo da Observação da Terra. O Grupo desenvolve diversos projectos, quer individualmente, quer em parceria com outras organizações nacionais e internacionais.

A maior parte da actividade do GDR concentra-se nos métodos de processamento digital de imagens de satélite, com vista à extracção de informação temática. Estes métodos são essencialmente aplicados no domínio da caracterização da ocupação e uso do solo, frequentemente associada a áreas temáticas como a floresta, agricultura, ordenamento do território, monitorização ambiental, alterações climáticas e desastres naturais. O Grupo possui uma sólida experiência no domínio das imagens de satélite de resolução espacial moderada (e.g. Landsat TM). Mais recentemente, e como resposta à evolução nas tecnologias de Detecção Remota, a actividade do Grupo tem-se expandido no sentido de abarcar também as imagens de muito grande (e.g. IKONOS) e baixa (e.g. MODIS) resolução espacial.

Alguns dos principais projectos em que o GDR está actualmente envolvido são os seguintes:

Monitorização do coberto florestal (detecção de cortes e novas plantações) com imagens de satélite (IKONOS 2004 à esquerda e IKONOS 2005 à direita). As áreas delimitadas a amarelo representam os cortes e as delimitadas a azul as novas plantações.


Mais informação: www.igeo.pt/gdr



Voltar