Concurso Astrobiologia

Candidaturas


Temas

a) Origem da Vida: as condições primordiais

Tópicos sugeridos: do Big-Bang ao Universo; galáxias primordiais e a criação das condições fundamentais para a vida no Universo; formação de sistemas planetários; formas primitivas de vida.

b) Em busca de Vida para além da Terra

Tópicos sugeridos: indicadores da presença de vida; a zona habitável de uma estrela; condições de estabilidade num planeta para o desenvolvimento de vida inteligente; o caso de Marte e determinadas luas no Sistema Solar; exoplanetas conhecidos.


Participação

1ª fase: Cada equipa, constituída necessariamente por um(a) professor(a) e dois alunos do ensino secundário (obrigatoriamente um aluno do sexo masculino e outro aluno do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos em Julho de 2011), deverá escolher um dos dois temas propostos e apresentar um trabalho escrito com uma extensão máxima de 15 páginas. O trabalho, em formato PDF, será submetido electronicamente na página web do concurso. O júri constituído para o efeito seleccionará os melhores trabalhos.

Prazo para entrega dos trabalhos: 2 de Março de 2011

2ª fase: Os 5 (cinco) melhores trabalhos serão seleccionados para uma apresentação pública, onde se efectuará a escolha do vencedor do concurso. Cada apresentação deverá ser planeada para durar 20 minutos (não deverá ultrapassar os 25 minutos) e será seguida de discussão com os membros do júri.

Data e local da apresentação: 7 de Maio de 2011, Observatório Astronómico de Lisboa


Critérios de Avaliação

Serão valorizados os seguintes factores: a clareza do texto e da apresentação oral, a correcção científica, a objectividade e a correcção linguística.


Dúvidas / sugestões



Voltar