Crianças da União Europeia vão ter os seus nomes no Espaço

 

 

A Comissão Europeia está a organizar um concurso para crianças entre os 9 e os 11 anos de idade (nascidas em 2000, 2001 e 2002), residentes na UE. A criança vencedora poderá dar o seu nome a um satélite do Programa Galileo. As inscrições começam no dia 1 de Setembro.

Para participar, cada criança deverá submeter uma peça de arte visual baseada no tema "Espaço e Aeronáutica". Esta poderá ser uma imagem da Terra juntamente com outros planetas e satélites, ou o lançamento dos foguetões dos satélites Galileo. As crianças são convidadas a dar largas à sua imaginação, utilizando quaisquer materiais e técnicas de desenho, pintura e cor. Os trabalhos devem depois ser digitalizados ou fotografados e carregados para a página do concurso.

Os vencedores serão seleccionados por painéis nacionais de júris, constituídos por astronautas e outras personalidades.

O concurso decorre de 1 de Setembro a 15 de Novembro de 2011 e os vencedores serão anunciados em Janeiro de 2012. As inscrições e o regulamento estarão disponíveis na página do concurso www.galileocontest.eu a partir de 1 de Setembro (o concurso está no presente momento aberto apenas para a Bélgica e Bulgária, que têm calendários diferentes dos outros países da UE).


O Programa Galileo

O Programa Galileo está a desenvolver um sistema europeu independente de navegação por satélite. O Galileo vai assegurar à Europa o acesso à navegação por satélite independentemente do sistema de GPS americano. As aplicações práticas do novo sistema incluem a gestão de transportes e aplicações para telemóveis. Pode obter mais informação relativamente ao Programa Galileo em http://ec.europa.eu/galileo.


Voltar