European Space Expo

Venha descobrir o que o Espaço traz à sua vida

Lisboa, Praça do Comércio: 28 Novembro a 9 Dezembro de 2013

Mais de 30 mil aplicações são hoje usadas para optimizar os transportes, aumentar a eficiência na agricultura e nas pescas, proteger o ambiente e melhorar a nossa segurança.

A European Space Expo pretende revelar ao público, de uma forma directa e interactiva, os benefícios das tecnologias espaciais nas nossas vidas. 

Esta é uma exposição da Comissão Europeia que em Portugal tem como parceiros a Ciência Viva, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Câmara Municipal de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Planetário Calouste Gulbenkian Centro Ciência Viva e a Associação Turismo de Lisboa.

A entrada é gratuita.
Horários: 2ª a 6ª feira das 9h às 19h | Fim-de-semana das 10h às 22h.
Conheça aqui a agenda de palestras e actividades práticas.


Eventos Associados à Exposição

29 de Novembro, 9h00
European Space Expo, Terreiro do Paço

Abertura oficial da exposição pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, seguida de conversa entre o investigador Manuel Paiva e os alunos da Escola Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento.


29 de Novembro, 16h00 às 17h30

Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Os investigadores Manuel Paiva e Carlos Fiolhais debatem com o público O Espaço e a Cultura Científica, a propósito da reedição do livro Como Respiram os Astronautas, da Colecção Ciência Aberta da Gradiva.

Entrada livre.

 

4 de Dezembro
Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Conferência sobre a utilização de dados de satélite na administração pública

A conferência pretende dar a conhecer a implementação dos programas europeus Copernicus e Galileu, e apresentar uma descrição dos dados que serão disponibilizados gratuitamente a partir de 2014 no âmbito destes programas. Esta é destinada à administração pública e apresentará os benefícios da utilização destes dados e as suas aplicações na monitorização de recursos naturais (incluindo recursos hídricos, oceanos e coberto florestal), agricultura, ordenamento do território, transportes e logística, proteção civil, segurança dos cidadãos, produção de energia e defesa nacional.

 

7 de Dezembro, 16h00
Cinema S. Jorge, Lisboa

Conferência de Natal Seis meses fora deste Mundo, pelo astronauta Paolo Nespoli.

O astronauta europeu partilha o que aprendeu sobre a Terra, a vida e sobre si mesmo durante os seis meses que passou a bordo da Estação Espacial Internacional.

Esta é uma conferência para todos os públicos.

Entrada livre e tradução simultânea. Lotação Esgotada.

Apoios da Agência Espacial Europeia (ESA), da Comissão Europeia, da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC.


Voltar