Cientista da Cassini por um dia

Concurso Cientista da Cassini por um Dia

 

Já alguma vez pensaste como será fazer parte de uma grande equipa científica com um laboratório algures no espaço?  

 

Esta é a oportunidade para te juntares à equipa e ser um cientista por um dia. O primeiro passo é a escolha do astro a estudar, de entre 3 opções: Saturno e as suas luas Jápeto e Dione. A partir da recolha de informação sobre o objeto celeste que escolheste, escreve um texto de até 500 palavras explicando as razões que te levam a defender esse astro como o mais importante a estudar. Esta é a edição nacional do concurso pelo que os trabalhos devem ser escritos em português.

Tal como um cientista, fundamenta a tua escolha com base no que se espera aprender com o astro escolhido.

Nota: Neste momento as candidaturas estão encerradas tendo sido submetidos 99 trabalhos. 

 

O concurso

O concurso convida alunos de escolas básicas e secundárias, dos 10 aos 18 anos, de todo o mundo, a colocarem-se no papel de cientistas de uma missão espacial.

 

Como concorrer

 

Prémios

Um júri identificará o melhor trabalho sobre cada um dos astros, em cada escalão (escalão 1: 10-12 anos, escalão 2: 13-15 anos e escalão 3: 16-18 anos). Os vencedores irão receber certificados e brindes especiais da ESA. As composições premiadas serão publicadas no website da ESA durante a primeira semana de Fevereiro.

 

Sonda Cassini

A sonda Cassini foi concebida para recolher dados sobre Saturno, as suas luas e anéis, tendo iniciado a recolha de imagens em 2004.  Este projeto científico resulta de uma parceria entre a NASA, ESA e a Agência Espacial Italiana (ASI). Mais informações sobre a Cassini nos websites da ESA e da NASA.

 

Dúvidas

 

Voltar