Explorando o Mar na Escola

Explorando o Mar na Escola



Dando expressão ao projecto internacional Ocean Exploration in the International Education Community o workshop Explorando o Mar na Escola foi levado a cabo, no nosso país, em 3 locais. Destinado a professores dos 2º e 3º ciclos, este workshop debruça-se sobre temas relacionados com o Mar, tendo em conta a investigação que se faz em Portugal na área das Ciências do Mar e os currículos escolares das Ciências Físicas e Naturais. No âmbito do projecto foram traduzidos e adaptados 14 recursos educativos da NOAA por forma a dar suporte ao trabalho de divulgação da temática do Mar por parte de professores e outros divulgadores.


RECURSOS EDUCATIVOS

Datas e locais

    1. 10 e 11 de Janeiro de 2009, Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva - Lisboa | MATERIAIS, FOTOS, PROGRAMA E OUTRAS INFORMAÇÕES

 

    1. 7 e 8 de Fevereiro de 2009, Centro Ciência Viva Vila do Conde - Vila do Conde

MATERIAIS, FOTOS, PROGRAMA E OUTRAS INFORMAÇÕES

    1. 14 e 15 de Fevereiro de 2009, Universidade do Algarve (Campus de Gambelas) - Faro

MATERIAIS, FOTOS, PROGRAMA E OUTRAS INFORMAÇÕES


Formato e temas dos Workshops

Cada workshop foi composto por 3 partes: Sessão teórico-prática (sábado), saída de campo (domingo) e projecto (não presencial).
Os temas abordados foram:

 

 

 





Sessão teórico-prática – SÁBADO – 7,5 horas

 

 




Saída de campo – DOMINGO – 3 horas




Projecto – 6 horas (não presenciais)




Candidaturas - Inscrições encerradas

As inscrições serão feitas on-line e estão limitadas ao número de vagas disponíveis – vinte participantes em cada local.
Serão privilegiados candidatos que já tenham realizado projectos sobre Ciências do Mar, bem como iniciativas com bons resultados na promoção da ciência. Será ainda valorizada a motivação dos candidatos nomeadamente na aplicação e divulgação dos conteúdos adquiridos no workshop.

 

 

 




O Projecto “Ocean Exploration in the International Education Community”

O projecto “Ocean Exploration in the International Education Community” resulta de uma parceria entre a Ciência Viva e a OTF - Ocean Technology Foundation, apoiada pela NOAA – National Oceanic and Atmospheric Administration. O projecto visa disponibilizar recursos educativos da NOAA (Ocean Exploration - OE) aos professores do ensino básico, contribuindo para uma educação visando a gestão sustentável dos recursos oceânicos.


Parceiros Nacionais

Para além do Pavilhão do Conhecimento e dos Centros Ciência Viva do Algarve e de Vila do Conde, a Ciência Viva conta com a parceria de intuições científicas nacionais como:

 

 





Parceiros Internacionais





Iniciativas Relacionadas

SEMAP - Science, Education and Marine Archeology Program in Portugal


Para mais informações Contacte-nos



Voltar