Projectos Concluídos

Projectos Concluídos             

 

 

NetS - EU

Network to improve non-formal science teaching in Europe)

Rede de partilha e troca de informação, de instrumentos inovadores, de experiências e métodos de ensino não-formal em ciência, com particular enfoque na abordagem Inquiry-Based Learning.

Início: 01 Novembro 2010 | Fim: 31 de Outubro 2013

Instrumento de financiamento: Comenius

 

Europa das Descobertas e das Invenções Científicas

 
Redescoberta pelos alunos do ensino básico, através da pesquisa e da realização de atividades experimentais, dos contributos europeus mais significativos para a evolução da ciência e da tecnologia.

Ano Lectivo 2011/2012

 

Fibonacci

(Disseminating Inquiry-based Science and Mathematics Education in Europe)

Projecto europeu para a promoção de actividades de Ciência e Matemática numa perspectiva IBSME (Inquiry-Based Science and Mathematics Education) no ensino básico e secundário.

Início: 01 de Março 2010 | Fim: 28 de Fevereiro 2013

Instrumento de financiamento: FP7 - Capacities

 

Noite Europeia dos Investigadores 2012

“Desporto, Corpo e Ciência”, a edição de 2012 da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) mostrou como os avanços científicos podem influenciar o corpo e a performance desportiva.

A NEI que teve lugar a 28 de Setembro de 2012, permitiu ao público conviver com cientistas e investigadores num ambiente informal e descontraído, que contribuiu para suscitar a curiosidade dos jovens e dos adultos pela investigação enquanto carreira profissional.

Início: 01 Maio 2012 | Fim: 30 Novembro 2012

Instrumento de financiamento: People

 

OSR

(Open Science Resources)

Projecto com o objectivo de criar um repositório de conteúdos digitais científicos tornando-os mais acessíveis e disponíveis, assim como mais aplicáveis em contextos de aprendizagem formais e informais.

Início: Junho 2009 | Fim: Junho 2012

Instrumento de financiamento: LLP - Lifelong Learning Programme

 

Noite Europeia dos Investigadores 2011

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que decorreu a 23 de Setembro de 2011, permitiu ao público conviver com cientistas e investigadores num ambiente informal e descontraído, contribuindo para suscitar a curiosidade dos jovens pela investigação enquanto carreira profissional.

Início: 01 Maio 2011 | Fim: 30 Novembro 2011

Instrumento de financiamento: People

 

2 Ways

(Communicating Life Science Research)

Promoção de actividades sobre temáticas relativas às ciências da vida, envolvendo jovens do ensino secundário, com participação de cientistas.

 

Escity

Delinear estratégias de promoção da cultura científica a nível local, introduzindo a Ciência na agenda cultural das cidades, promovendo um maior envolvimento do público.

 

ESaT - European Science and Technology

Promoção da cultura científico-tecnológica dirigido a alunos de escolas secundárias europeias que decorreu durante o ano lectivo de 2004-2005. No projecto participaram grupos de alunos e professores de escolas gregas, italianas, austríacas e portuguesas.

 

Nanodialogue

Promoção do diálogo, a nível europeu, sobre as nanotecnologias e nanociências na sociedade. O Pavilhão do Conhecimento recebeu a Exposição Nanodialogue e promoveu uma série de Workshops sobre o tema.

 

Pencil

(Permanent European Resource Centre for Informal Learning)

Projectos piloto que envolveram escolas do ensino básico e secundário e temas diversos como impacto das alterações climáticas no mar, história da ciência, matemática, investigação forense, tecnologias do futuro e dimensão social da ciência.


Pollen

Projecto que decorreu entre 2006 e 2009 em 12 cidades europeias com o objectivo de estimular o interesse das crianças pela Ciência e pela tecnologia.

 

ScienceEduc

Melhorar a educação científica nas escolas do pré-escolar e ensino básico através da criação de uma rede de professores e educadores com vista ao desenvolvimento de boas práticas no ensino da Ciência nestes níveis de ensino.

 

Volvox

Rede de professores e especialistas da área de Biologia de 10 países europeus, colaboração com o intuito de criar recursos educativos para o ensino da Biologia em todos os niveis de escolaridade.

 

Wonders

Festival Europeu da Ciência.

 

Voltar