Projectos

Projectos em Curso

RRI TOOLS

O projecto RRI Tools irá desenvolver e aplicar um conjunto de ferramentas para disseminar a prática da investigação e inovação responsáveis (RRI) na Europa. Reunirá académicos, empresários, associações, ONGs e cidadãos, dando especial atenção aos decisores políticos, de forma a garantir um impacto efectivo na futura governação da investigação e inovação responsáveis.

Início: Janeiro 2014 | Fim: Dezembro 2016

Instrumento de financiamento: FP7 - Capacities

Sea for Society

Projeto para promover a interacção entre investigadores, sociedade civil e decisores políticos relativamente aos recursos marinhos, desenvolvimento sustentável e valor e impacto socioeconómicos das actividades marítimas. Participam 20 instituições em 11 países, para envolver investigadores, empresas, centros de ciência, organizações não-governamentais e cidadãos num processo de aprendizagem mútua, de diálogo e de acção conjunta sobre questões-chave como a biodiversidade, a poluição, a gestão de orlas costeiras e dos recursos marinhos e o turismo.

Os resultados do projeto deverão contribuir para a definição de políticas públicas europeias neste sector.

A Ciência Viva coordena a realização das actividades de mobilização em Portugal.

Início: Junho 2012 | Fim: Novembro 2015

Instrumento de financiamento: FP7 - Capacities

PLACES

Platform of Local Authorities and Communicators Engaged in Science

Projecto europeu para  estabelecer e desenvolver o conceito de Cidade Europeia da Cultura Científica e melhorar a comunicação entre a comunidade científica, os decisores e a sociedade.
A Ciência Viva elaborou, em parceria com o Municípo de Lisboa, o Plano de Acção Local que visa implementar o conceito de empreendedorismo científico e demonstrar que a investigação poderá ser uma oportunidade de negócio e gerar novas empresas.
O projeto tem duração de 4 anos, mas prevê-se que as suas atividades específicas sejam sustentáveis a longo-prazo.

Início: 01 Junho 2010 | Fim: 31 Maio 2014