World Biotech Tour

O Projeto

WORLD BIOTECH TOUR é um projeto internacional para dar a conhecer a Biotecnologia e o seu impacto nas nossas vidas, através do envolvimento de centros de ciência.

Durante os próximos três anos, 12 centros de ciência em diferentes continentes irão acolher a WORLD BIOTECH TOUR, organizando festivais de três dias. Estudantes, professores e público em geral terão uma experiência única, participando em atividades práticas e debates sobre temas-chave da Biotecnologia.

O primeiro destes festivais terá lugar no Pavilhão do Conhecimento, de 10 a 12 de abril, com a participação das principais instituições científicas portuguesas nesta área.

Ainda em 2015 a WORLD BIOTECH TOUR irá passar pelo Centro de Ciência Technopolis, na Bélgica, e pelo Centro de Ciência Miraikan,  no Japão.

O projeto é coordenado pelo ASTC (Association of Science-Technology Centers), com o apoio da Biogen Idec Foundation.

Fique a conhecer a WORLD BIOTECH TOUR e os centros de ciência que a irão acolher em 2015.

Embaixadores da Biotecnologia

Ana Raquel Saramago

12º ano - Escola Secundária de Benavente

Participa em estágios científicos e em actividades escolares como clubes de ciência, dias de ciência e laboratórios abertos, tendo sido através destas acções que descobriu a sua capacidade de comunicar para públicos de diferentes idades. Pratica danças de salão e nos tempos livres gosta também de aproveitar a natureza e de visitar museus e locais históricos.

Beatriz Barata

12º ano - Colégio Vasco da Gama, Sintra

Fundadora da Associação de Estudantes Ecológicos do Ambiente (AEEA), que divulga acções relativas ao ambiente e que promove o projecto Eco Escolas. Adora ciência por lhe permitir saber como funciona o mundo. Nos tempos livres pratica ballet e dança contemporânea. Da dança herdou o rigor e a perfeição que tenta colocar em tudo o que faz

Filipa Melo

11º ano - Escola Secundária de Alves Redol, Vila Franca de Xira

Considera a Biotecnologia uma das áreas mais importantes e fascinantes da ciência. Já participou em diversos projectos relacionados com ciência, como o projecto Radiação-ambiente, as Olimpíadas da Biologia, da Física e da Química. É federada em natação de competição e também pratica ténis.

Francisco Marques

12º ano - Escola Secundária José Falcão, Coimbra

Considera a área de inovação tecnológica extremamente interessante e gosta de comunicar ciência. Já participou em diversos estágios científicos para alunos do ensino secundário. Nos seus tempos livres gosta de praticar desporto (ténis, ciclismo, corrida), ler, fazer programação e ver séries televisivas.

Jéssica Soares

12º ano - Escola Secundária da Amadora

Considera-se curiosa e persistente e tem o sonho de ser investigadora. Representou Portugal na EUSO - European Union Science Olympiad, em Atenas. Participa em clubes de ciência e já realizou diversos estágios científicos. Nos tempos livres gosta de ler e praticar desporto.

João Peralta

11º ano - Escola Secundária José Estêvão, Aveiro

A Biotecnologia mas também a Matemática e a Física são as suas áreas de interesse. Participa nos projectos Delfos e Quark!, as escolas de Matemática e Física, respectivamente, da Universidade de Coimbra. Pratica futebol no Sport Clube Beira-Mar desde os 6 anos e nos tempos livres gosta também de jogar xadrez.

Maria Margarida Brites

12º ano - Escola Secundária de Alcanena

Considera a investigação científica uma actividade fascinante e tem uma paixão pela ciência. Participa frequentemente em estágios científicos e escolas de verão. Gosta de teatro e de leitura.

Tomás Velez

11º ano - Escola Secundária Stuart Carvalhais, Sintra

Gosta de ciência e de despertar nos outros o interesse por esta área. Considera que a ciência e a Biotecnologia poderão contribuir para um Portugal melhor. Participa em diversas competições de ciência, da Matemática à Astronomia. Nos tempos livres gosta de visitar museus e centros de ciência. Cozinhar é um dos seus passatempos favoritos.

Ana Sofia Correia

11º ano - Escola Secundária São Pedro, Vila Real

Gosta de Biotecnologia e da área da Genética. Já participou nas Olimpíadas da Biotecnologia, da Biologia e da Matemática. Pertence à Tuna Juvenil de Vila Real e nos tempos livres pratica também piano e natação.

Marisa Ferreira

12º ano - Colégio João de Barros, Pombal

Gosta de investigar, fazer experiências no laboratório e trabalhar em equipa. Já participou em clubes do ambiente e em competições de ciência. Faz parte do grupo de teatro da escola e nos seus tempos de livres gosta de dançar.

Eventos WBT

Festival Nacional de Biotecnologia. Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, 10 e 11 de Abril | Time Out Mercado da Ribeira, 12 de Abril.

Café de Ciência no Parlamento: Biotecnologia - Desafios na manipulação da vida. Assembleia da República, 9 de Abril.

Talking Biotech: 20 estudantes, um desafio. Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, 31 de Janeiro.

Encontro de Biotecnologia. Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, 10 de Janeiro.

WBT nas escolas

Escola Secundária de Alves Redol, 4 de Novembro.

Carlucci American International School of Lisbon, 7 de Outubro.

Colégio Vasco da Gama, Sintra, 22 de Junho.

Escola Secundária Stuart Carvalhais, Sintra, 3 de Junho.

Escola Secundária da Amadora, 14 de Maio.

Parceiros do Projeto