Hologramas desenhados à mão

Hologramas desenhados à mão


Esta actividade foi concebida com o intuito de apresentar a holografia e outros temas da Física a estudantes de ciência, através de actividades práticas.

As actividades propostas envolvem materiais simples e de baixo custo e permitem explorar temas relacionados com a holografia – uma técnica de registo ou apresentação de imagens em três dimensões – e com a Física, tais como: difracção, padrão de interferência, cor, onda e reconstrução 3D e projecção. Algumas técnicas de processamento de imagem, como a fotografia Pin-hole (“Buraco de agulha”), a estereoscopia e a holografia são analisadas assim como diversas actividades práticas são propostas ao público.

Os participantes construem os seus próprios hologramas.

Actividade apresentada no âmbito do projecto WONDERS 2007:

Objectivo

Com esta experiência podes construir um holograma e observar uma imagem 3D projectada no ar, sem necessitares de utilizar laser ou outros materiais pouco comuns.

Material

• Compasso com dois bicos de metal (ou transferidor e alfinete)
• Folha de acetato preto (brilhante)
• Folha de papel
• Lápis
• Fita-cola
Procedimento

1. Começa por desenhares uma imagem simples na folha de papel.
2. Em seguida, fixa com fita-cola um pedaço de papel de acetato preto acima do desenho que fizeste. Escolhe uma abertura no compasso de modo que uma ponta marque um ponto do desenho e a outra possa riscar na folha de acetato.
3. Pousa a outra ponta no papel de acetato e risca suavemente o acetato rodando o compasso (Se utilizares o transferidor e o alfinete, coloca o centro do transferidor sobre um ponto do desenho e com o alfinete risca suavemente o acetato ao longo da curva exterior do transferidor).

Desta forma codificaste o ponto do desenho no risco do acetato.

4. Repete esta técnica de codificação para todos os pontos do desenho pretendido.

5. No final terás uma padrão de riscos no acetato que contém a informação do desenho a projectar - este é o teu holograma.

Para observares a imagem holográfica basta iluminares o holograma (com Sol ou com um retroprojector) e poderás observar num plano atrás do papel de acetato a imagem holográfica do teu desenho inicial.



Para pensares e experimentares:

Experimenta construir o padrão de um objecto com uma abertura de compasso diferente. O que alterou? Como surge a imagem holográfica se os riscos curvos do padrão forem construídos com curvatura contrária?

Esta actividade foi desenvolvida por Pedro Pombo, Albano Lopes, Filipe Nogueira, Vítor Lopes e Carolina Magalhães, uma equipa do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, a qual representou a Ciência Viva no WONDERS 2007.

Esta actividade foi galardoada com o Prémio “Science communication for the newest science”, no evento final do WONDERS 2007, realizado este ano em Lisboa.




Voltar