SEMAPP

O SEMAPP – Science, Education and Marine Archeology Program in Portugal é um projecto científico que congrega instituições científicas americanas e portuguesas.
Além da expedição de Abril de 2004, já se realizaram mais duas expedições, em 2000 e em 2001, enquadradas neste projecto e com a presença de cientistas de ambos os países.

Os objectivos científicos das expedições prendem-se, maioritariamente, com biologia, geologia e arqueologia marinhas da costa portuguesa e, em 2004, envolveu um meio tecnológico nunca antes utilizado em Portugal continental: um submersível tripulado. Este submergível, o DELTA, foi utilizado no canhão de Portimão numa expedição de uma semana realizada em Abril.

Associado ao projecto científico, foi desenvolvido pela OTF, Ciência Viva e Centro Ciência Viva do Algarve um programa educacional e de divulgação que visou aproximar os professores e alunos do ensino secundário português dos aspectos científicos, tecnológicos e históricos do projecto. O programa educacional do SEMAPP decorreu durante o 2º período deste ano lectivo.”

Notícias das expedições anteriores na imprensa portuguesa:
Público, Novembro de 2000
Público, Maio de 2001