Semapp

Ciência, Educação e Arqueologia Marinha
À descoberta do fundo do mar


Escolas secundárias partiram à descoberta do fundo do mar participando em actividades no âmbito de um projecto científico que envolveram instituições norte-americanas, (a Ocean Technology Foundation (OTF)) e a (Universidade de Connecticut), e portuguesas, (o Centro de Ciências do Mar do Algarve, a Universidade Autónoma de Lisboa e o Instituto Hidrográfico).

O projecto SEMAPP - Science, Education and Marine Archeology Program in Portugal abordou temas relacionados com arqueologia, biologia e geologia marinhas, bem como aplicações tecnológicas para o estudo do oceano.


Escolas Envolvidas no Projecto

Escola Secundária Júlio Dantas, Lagos
Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha
Escola Secundária de Silves
Escola Secundária Diogo Gouveia, Beja
Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão
Escola Secundária de Oliveira do Hospital
Escola Secundária de Albufeira


Actividades

Sessão “À Descoberta do fundo do Mar” no Dia Mundial dos Oceanos - 2005

No dia 8 de Junho de 2005, a Ciência Viva associou-se às comemorações do Dia Mundial dos Oceanos com a sessão “À Descoberta do Fundo do Mar”. Esta sessão contou com a presença dos professores e de alguns dos alunos que visitaram o navio “Shultz Xavier” e com cientistas envolvidos no projecto SEMAPP, a prof.ª Teresa Cerveira Borges (CCMar/UAlg) e o Dr. Mário Ferreira (CEMar/UAL). Também participaram nesta sessão o Cmte Gouveia Melo, especialista em submarinos da Marinha Portuguesa, e o jornalista Aurélio Faria, da SIC, responsável por uma reportagem que envolveu o SEMAPP.

Programa
Fotos da sessão


Visita ao Navio “Shultz Xavier”

Os vencedores do concurso “À descoberta do fundo do mar” participaram na expedição do projecto SEMAPP no dia 17 de Abril de 2004. A alvorada foi cedo, pois o navio partiu do Ponto de Apoio Naval de Portimão às 6h30, mas foi um dia cheio de actividades e experiências novas. Um do alunos, a Joana, mergulhou durante 30 minutos no Delta, numa experiência única.
Neste dia, a Marinha disponibilizou, ainda, uma lancha de fiscalização para apoio.

As fotos legendadas retratam este dia bem passado.

Fotos da entrega das placas de agradecimento.


Diário de Bordo Online

A expedição do projecto SEMAPP já terminou. De 12 a 18 de Abril, os investigadores estiveram a bordo do NRP “Shultz Xavier” ao largo de Portimão e o seu trabalho diário ao longo desses dias ficou registado neste diário de bordo.

18 de Abril de 2004
17 de Abril de 2004
16 de Abril de 2004
15 de Abril de 2004
14 de Abril de 2004
13 de Abril de 2004
12 de Abril de 2004


Workshop

No dia 28 de Fevereiro, realizou-se um workshop no Centro Ciência Viva do Algarve, em Faro, dirigido a professores do ensino secundário. O workshop, no qual os professores tomaram conhecimento dos aspectos científicos, tecnológicos e educacionais do projecto, incluiu apresentações de investigadores especialistas das várias áreas científicas envolvidas, actividades experimentais e divulgação de materiais educativos. Foi também apresentado o formato do concurso que permitiu, ao grupo vencedor, participar na expedição.

Programa e documentos de apoio
Actividades para as escolas
Fotos


Concurso: À descoberta do fundo do mar

Quatro alunos do ensino secundário e respectivo professor tiveram a oportunidade de participar na expedição que se realizou de 12 a 18 de Abril canhão de Portimão. Os alunos passaram o dia 17 de Abril a bordo do NRP “Shultz Xavier”, participando nos trabalhos e em várias actividades. Um dos alunos desceu no submersível Delta a cerca de 250 m de profundidade.

Os alunos que participaram na expedição foram seleccionados através do concurso “À Descoberta do Fundo do Mar” relacionado com as ciências e tecnologias do mar.

Trabalho Vencedor
Escola Secundária Diogo Gouveia (Beja) – Prof. Luís Miranda
Grupo: Sara Valente, Carlos Ramos, Joana Cravo e Jorge Lima


Exposição: No profundo oceano

Exposição no Centro Ciência Viva do Algarve em Faro

Fotos


Artigos de imprensa sobre o projecto


Apoio científico
Teresa Cerveira Borges (CCMAR/Universidade do Algarve)
Biologia Marinha
Paulo Oliveira (ISR/Instituto Superior Técnico)
Robótica
Pedro Terrinha (LATTEX/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
Geologia
Marta Entradas (CREMINER/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
Geologia


Coordenação do projecto
Inês Moura Martins (Ciência Viva)
Kevin Barardo (OTF)



Voltar