Projecto que promove a utilização dos pátios das escolas do 1º ciclo do ensino básico como locais de aprendizagem.

Os alunos das escolas participantes irão desenvolver um projecto de investigação que percorre as várias etapas do processo científico, desde a colocação das perguntas até à comunicação dos resultados, segundo o método pedagógico de aprendizagem activa no ensino das ciências (IBSE - Inquiry-Based Science Education). Durante o projecto, professores e alunos serão apoiados por um(a) investigador(a) da área científica que escolherem explorar: Geologia, Botânica, Zoologia, Astronomia ou Matemática.



     

 

 

Através do projecto, é encorajado o trabalho conjunto entre professores, alunos e investigadores, aproximando desta forma os alunos à ciência, aos cientistas e ao método científico.

 

Ano letivo 2016/2017

Escolas participantes

Escola Básica nº 195 (Agrupamento de Escolas D. Dinis)

Escola Básica Alexandre Rodrigues Ferreira (Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda) 

Escola Básica do Castelo (Agrupamento de Escolas Gil Vicente)

Escola Básica Convento do Desagravo (Agrupamento de Escolas Gil Vicente)

Escola Básica Engenheiro Ressano Garcia (Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão)

Escola Básica Fernanda de Castro (Agrupamento de Escolas Manuel da Maia)

Escola Básica Jorge Barradas (Agrupamento de Escolas de Benfica)

Escola Básica José Salvado Sampaio (Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos)

Escola Básica Luísa Ducla Soares (Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado)

Escola Básica Luz-Carnide (Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira)

Escola Básica Manuel Teixeira Gomes (Agrupamento de Escolas Santa Maria dos Olivais)

Escola Básica Mestre Querubim Lapa (Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna)

Escola Básica Paulino Montez (Agrupamento de Escolas Piscinas-Olivais)

Escola Básica Pedro de Santarém (Agrupamento de Escolas de Benfica)

Escola Básica de Santo Amaro (Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda)

Escola Básica de Santo António (Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor)

Escola Básica São João de Deus (Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre)

Escola Básica de São José (Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado)

Escola Básica Teixeira de Pascoais (Agrupamento de Escolas de Alvalade)

Jardim de Infância Rainha Santa Isabel (Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão)

 

Instituições / centros de investigação participantes

Centro de Conservação das Borboletas de Portugal (TAGIS)

Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves (CEABN/InBio)

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c)

Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa

Centro de Análise Funcional e Estruturas Lineares

Centro de Estudos Florestais (CEF)

Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF)

Centro de Investigação Operacional

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Instituto Dom Luiz

Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa

 

Etapas do projecto

Motivação

Os alunos são motivados a colocar perguntas sobre um tema científico abordado de forma criativa pelo(a) professor(a).

Exploração

Os alunos recolhem evidências nos pátios da escola para responderem às perguntas que colocaram.

Explicação

Os alunos procuram explicações para as perguntas colocadas, com base na recolha de evidências.

Avaliação

Os alunos reflectem sobre as suas explicações, podendo incluir alternativas com base no seu conhecimento científico.

Ampliação

Os alunos comunicam a outros o trabalho que desenvolveram, justificando as conclusões a que chegaram.

 

 

Participantes ano lectivo 2014/2015

 

 

Apoio

 


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