n&n’s - nanociências e nanotecnologias



n&n’s

nanociências e nanotecnologias



VENCEDORES

Já são conhecidos os resultados finais do projecto n&n’s. Agradecemos a todos os participantes e felicitamos os vencedores. Convidamo-lo agora a desfrutar da leitura dos contos seleccionados pelo júri do concurso.




As Nanociências e Nanotecnologias constituem uma nova abordagem à investigação e desenvolvimento através do estudo de fenómenos e da manipulação de materiais à escala atómica e molecular. A esta escala, os materiais apresentam propriedades radicalmente diferentes, potenciando o desenvolvimento de novas aplicações.

Com o projecto n&n’s (nanociências e nanotecnologias), a Ciência Viva pretende contribuir para promover a cooperação entre escolas e laboratórios de investigação que desenvolvem actividade nesta área.

O desafio consiste no convite aos alunos para a criação de um conto de ficção científica no qual sejam abordados desenvolvimentos científicos na área das nanotecnologias, dando especial atenção às suas potenciais aplicações e impacto na sociedade.


Público Alvo
Alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Escolas participantes

Áreas curriculares
Dado o seu carácter interdisciplinar, o projecto pode ser enquadrado em diversas áreas curriculares, como por exemplo, Área Projecto, Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia ou Economia.

Sugerimos que o apoio aos alunos seja assegurado por professores de diferentes áreas disciplinares. A Ciência Viva, em colaboração com laboratórios portugueses, disponibiliza materiais de apoio sobre a investigação científica realizada no nosso país.

Regras de participação
O texto do conto terá de ter uma extensão entre 3000 e 10000 caracteres (com espaços). Poderá ser elaborado individualmente ou em grupo.

O conto deverá ser submetido em formato .doc ou .pdf através do formulário disponibilizado nesta página.

Calendário
Até 31 de Janeiro de 2010 - Inscrições
Até 31 de Março de 2010 – Submissão dos contos
Junho de 2010 – Divulgação dos resultados




Selecção dos melhores trabalhos: Um júri constituído por cientistas, escritores e jornalistas seleccionará os melhores trabalhos. Os critérios terão em conta o rigor do conteúdo científico, a criatividade e a qualidade literária dos textos.

Elementos do júri

Apresentação de resultados: Os melhores trabalhos serão publicados na página web da Ciência Viva e apresentados publicamente no Pavilhão do Conhecimento, numa sessão transmitida pela Ciência Viva TV. Os autores dos três melhores trabalhos serão convidados a participar em estágios da Ocupação Científica nas Férias em instituições de áreas científicas de acordo com os seus interesses.


Paralelamente, são também apresentados outros dois concursos que abordam a temática das Nanociências e Nanotecnologias no âmbito do projecto europeu Time For Nano.

Materiais de apoio disponibilizados por laboratórios de investigação

3B's | CEBQ | CICECO | CICECO Destaques | CNC | CNC e FFUC | INEB | INESC-MN


Sugestão de sites

Big Picture on Nanoscience

Blog do INL

CENTI

Dossier Nano

Gazeta de Física vol.32 – n.º 4

Life science and nano portal

NanoMission

NISE network

Projectos Europeus

Understanding Nano


Sugestões de obras sobre a temática

  • Nanociencia y Nanotecnología
    Entre la ciencia ficción del presente y la tecnología del futuro

  • Livro editado pela Fundación para la Ciencia y la Tecnología para uso das escolas espanholas.


  • Nanotecnologias
  • Inovações para o mundo de amanhã

    Brochura editada pela Direcção Geral de Investigação da Comissão Europeia.


  • Presas, de Michael Crichton

  • Romance de ficção científica com amplas referências a possíveis desenvolvimentos científicos numa área que combina as nanotecnologias, a biotecnologia e a tecnologia informática. Constitui também um bom ponto de partida para debates sobre ciência, ética e igualdade entre géneros.


    Dúvidas / Sugestões


    Voltar