Testemunho dos Alunos

Testemunho dos Alunos


Através da realização desta experiência, contactámos directamente com a genética mendeliana adaptada aos nossos dias. Pudemos tocar e trabalhar com os materiais que se utilizam nos mais tecnologicamente avançados laboratórios e fizemos uma experiência que nem todos os alunos podem realizar.

Embora os resultados não tenham sido os esperados, o simples facto de termos contactado com um meio laboratorial que, de certo modo, nos era estranho, como as microsseringas, os capilares, e até mesmo a electroforese, e a autonomia que nos foi dada para realizar a experiência foi bastante incentivador, principalmente para nós, que ambicionamos ficar ligados à ciência. Sentimo-nos verdadeiros cientistas.

A ideia de partilharmos os resultados via internet é também interessante, por possibilitar a troca de resultados bem como mostrar a todos que não realizaram a experiência que, muito embora seja sofisticada, se pode realizar no laboratório da escola.

O kit, bem como as informações que o acompanhavam, eram fáceis de interpretar e de utilizar, e sugerimos que, nos programas que incluem genética, haja maior alusão a este tipo de experiências.

O Ciência Viva possibilitou que, através de um pequeno kit, para além e aplicarmos a genética mendeliana aprendida e apreendida na escola, utilizámos os mesmos métodos que os cientistas, que ambicionamos ser e que já nos sentimos um pouco, utilizam para descodificar origem de determinadas patologias tendo em vista encontrar uma solução.


Alunos:
Inês Gonçalves
Inês Carmo
Martim Vidigal
Miguel Pinhão



Voltar