Estufa no Espaço

Uma Estufa no Espaço

Auto-Suficiência Alimentar no Espaço

As escolas europeias são convidadas a realizar uma experiência científica que consiste no cultivo de uma planta em estufa e acompanhar os resultados de um experiência semelhante que será realizada pelo astronauta Paolo Nespoli na Estação Espacial Internacional.

Pretende-se que os jovens (alunos do 3º ciclo) compreendam os desafios de um ambiente de micro-gravidade no ciclo de vida das plantas e a necessidade de produzir alimentos durante uma missão de longa duração no Espaço.

Em Portugal o projecto é coordenado pelo Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva e pelo Centro Ciência Viva de Sintra.

Mais informação


Como participar

Serão seleccionadas 10 escolas portuguesas com base na apresentação de um conto sobre o tema da Auto-Suficiência Alimentar no Espaço. O conto é criado colectivamente por cada turma, não podendo exceder 2000 caracteres.

Cada escola seleccionada receberá uma estufa criada pela ESA e deverá desenvolver a experiência durante 10 a 15 semanas. Por norma é seleccionada apenas uma turma por escola.

Estas escolas deverão ainda incluir esta iniciativa nos seus projectos curriculares e ter disponibilidade para participar nos eventos previstos no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (17/02/2011 e 12/05/2011).

Inscrições
Fases do projecto

25 de Novembro a 17 de Dezembro de 2010 – período de inscrições das escolas

18 de Janeiro de 2011 – divulgação das 10 escolas seleccionadas

17 de Fevereiro de 2011 - vídeo-conferência no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva entre os alunos e o astronauta Paolo Nespoli na Estação Espacial Internacional. Entrega do KIT com a estufa às escolas.

12 de Maio de 2011 – apresentação dos resultados da experiência pelas escolas no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.



Contacte-nos






A Ciência e o Espaço

O projecto conta com a coordenação científica de Manuel Paiva, investigador que participou em dez missões espaciais e tem uma vasta experiência em projectos educativos.


Back