Estufa no Espaço

Uma Estufa no Espaço | A Greenhouse in Space

Resultados e Conclusões

Notícia no site da ESA (20/01/2012)

Auto-Suficiência Alimentar no Espaço

Para se sobreviver em missões espaciais de longa duração, num ambiente de micro-gravidade, torna-se necessário garantir a auto-suficiência alimentar dos astronautas, passando pelo cultivo de plantas a bordo das naves espaciais ou na superfície de um planeta distante.

ESA lançou um desafio para as escolas europeias: cultivar uma planta (Arabidopsis thaliana) numa estufa e acompanhar uma experiência semelhante do astronauta Paolo Nespoli na Estação Espacial Internacional, no âmbito da missão MagiSStra.

Um dos principais objectivos é perceberem os desafios  de um ambiente de micro-gravidade no ciclo de vida das plantas.

O  projecto no Facebook

Escolas no Projecto: Agrupamento de Escolas de Almodôvar - Beja | Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida - Abrantes | Agrupamento Vertical de Escolas de Peniche | Colégio do Sagrado Coração de Maria - Fátima | Colégio Nossa Senhora do Alto - Faro | Escola Básica do 2º e 3 Ciclos D. Duarte - Viseu | Escola Básica Duarte Lopes - Benavente | Escola Secundária Abel Salazar – Matosinhos| Escola Básica 2,3 Cristóvão Falcão - Portalegre | Escola E.B 2,3/S Sacadura Cabral - Guarda | Escola EB 2/3 de Olival – Vila Nova de Gaia | Escola EB 2,3 Cego do Maio - Póvoa de Varzim | Externato Marcelino Champagnat – Lisboa

Eventos

12 de Maio de 2011 - apresentação dos resultados da experiência pelas escolas, no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, com a participação do investigador Manuel Paiva e da responsável pela experiência, Shamim Hartevelt, ESA.

Trabalhos das escolas

Evento no Pavilhão do Conhecimento, artigo ESA

Audiencia Estufa no Espaço

Mais Fotos

17 de Fevereiro de 2011
- vídeo-conferência no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva entre os alunos e o astronauta Paolo Nespoli na Estação Espacial Internacional. Entrega do KIT com a estufa às escolas.
Mais...

Sobre o projecto

Cartaz do projecto

Contacte-nos

Organização

Em Portugal o projecto é coordenado pelo Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva e pelo Centro Ciência Viva de Sintra.

Coordenação científica

O projecto conta com a coordenação científica de Manuel Paiva, investigador que participou na preparação de várias missões espaciais e tem uma vasta experiência em projectos educativos.

Saiba mais...