O Projecto

EduCO2cean é um projecto europeu que dá a conhecer a importância da investigação sobre os impactos e mitigação das alterações climáticas no mar, com especial destaque para o Oceano Atlântico e o Mar Báltico.

Este projecto pretende envolver os alunos europeus entre os 15 e os 17 anos na comunicação das alterações climáticas e na promoção da sensibilidade ambiental.

O projecto tem a duração de dois anos, de Setembro de 2016 a Agosto de 2018.

EduCO2cean é coordenado pela ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental, com a participação da Ciência Viva e instituições de Espanha (Universidade de Vigo, IES Ribeira do Louro, Campus do Mar, IES Virxe do Mar), Escócia (MASTS - Marine Alliance for Science and Technology) e Polónia (Caretakers of the Environment International).

 

Newsletter EduCO2cean

Dirigida a professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, com informações sobre as alterações climáticas e os oceanos e sugestões de actividades, boas-leituras e vídeos.

#1 - Impacto do aumento do CO2 atmosférico no planeta

#2 - Aumento da temperatura do mar


Recursos

Boas leituras:

20 facts about ocean acidification Projecto Ocean Carbon and Biochemistry, Programa United Kingdom Ocean, Projecto EPOCA.

Mass coral mortality under local amplification of 2º ocean warming Thomas M. DeCarlo et al., Nature.

Rising sea temperatures and ecotoxicology: are we prepared? Mark Hartl, MASTS.