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Projetos Internacionais


MARCH - MAke science Real in sCHools (2013-2017)

O projeto europeu MARCH, que envolveu organizações de sete países europeus, criou uma rede de escolas, centros de investigação e parceiros locais com forma de promover a inovação na educação em ciência e tecnologia.
A abordagem de várias temáticas relativas ao tema Cidades Sustentáveis foi o mote para a participação das escolas portuguesas.
Em curso entre 2014 e 2017.

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Cidades Sustentáveis (2015-2016)

Desafio: Construir a Cidade do Futuro
Contributos da Ciência, da Tecnologia e da Engenharia para uma Cidade Inteligente e Sustentável.


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NERRI (2013-2016)

Projeto europeu para desenvolver o conceito de investigação e inovação responsáveis (RRI) no âmbito do melhoramento cognitivo (neuro-enhancement). O NERRI organiza actividades de mobilização e aprendizagem mútua (workshops, consultas públicas, debates, jogos, etc.), reunindo especialistas e grande público. Projecto financiado pelo 7º Programa Quadro.

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RRI TOOLS (2014-2016)

Projeto europeu para produção de um kit com recursos para investigação e inovação responsáveis (RRI). Além de conceber, compilar e organizar materiais para a prática de RRI, o projecto promove consultas a partes interessadas, s, workshops e acções de formação. Projecto financiado pelo 7º Programa Quadro.

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Sea for Society (2012-2015)

Projecto para promover a interação entre investigadores, sociedade civil e decisores políticos sobre recursos marinhos e desenvolvimento sustentável. O projecto baseia-se em consultas e debates à escala europeia, sobre questões como a biodiversidade, o turismo, a poluição, a gestão de orlas costeiras e dos recursos marinhos. Os resultados destes debates contribuirão para definir políticas públicas europeias no setcor. Projecto financiado pelo 7º Programa Quadro.

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Cientista da Missão Cassini por um dia (2013)

Concurso que desafia alunos de todo o mundo a experimentarem o que é ser um cientista numa missão espacial.

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Concurso beam line CERN (2013)

Iniciativa que permitiu que alunos do ensino secundário realizassem uma experiência científica no CERN. Ano 2013.

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Fibonacci (2010-2013)

Materiais para o ensino básico e secundário produzidos no âmbito de um projeto europeu para a promoção de atividades de Ciência e Matemática numa perspetiva IBSME (Inquiry-Based Science and Mathematics Education).

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NetS-EU (2010-2013)

Rede europeia de partilha e troca de informação, de instrumentos inovadores, de experiências e métodos de aprendizagem da ciência em ambientes não-formais, em especial a abordagem Inquiry-Based Learning.
Coordenação: DiscoverScience & Engineering, Dublin. Decorreu entre 2010 -  2013.

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Greenwave (2011-2012)

Iniciativa europeia que envolveu grupos de alunos na identificação marcas da primavera na natureza.
Coordenação europeia: DiscoverScience & Engineering, Dublin.

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OSR - Open Science Resources (2009-2012)

Projecto que teve por objectivo criar um repositório de conteúdos científicos, em suporte digital, para utilização em contextos de aprendizagem formais e informais.

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Projecto 2Ways (2011-2012)

Iniciativa com o objetivo de envolver jovens das escolas secundárias em atividades de reflexão e debate sobre temas polémicos das ciências da vida, em articulação com a comunidade científica. Jovens de escolas de Lisboa e Porto participaram numa atividade de simulação de um debate parlamentar, com apresentação de propostas, votação e conclusões finais.

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A Europa das Descobertas (2010-2011)

Projeto no âmbito da cooperação europeia, coordenado por La Main à la Pâte, no qual a Ciência Viva participou, e que envolveu alunos do 1.º ciclo no estudo de descobertas e invenções científicas europeias.

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Science on Stage (2011)

Iniciativa para estimular formas inovadoras de ensinar e divulgar a ciência. O projeto culminou num festival constituído por uma feira, que incluiu  workshops e performances, nos quais professores e comunicadores de ciência dos ensinos básico e secundário partilharam e desenvolveram experiências inovadoras.

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Uma estufa no espaço (2010-2011)

Desafio lançado pela ESA a alunos de escolas europeias: cultivar uma planta (Arabidopsis thaliana) numa estufa e acompanhar uma experiência semelhante realizada pelo astronauta Paolo Nespoli, na Estação Espacial Internacional, no âmbito da missão MagiSStra. Um dos principais objetivos foi perceber os efeitos de um ambiente de micro-gravidade no ciclo de vida das plantas.

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Evolution MegaLab (2009-2010)

No âmbito das comemorações dos 200 anos do nascimento de Charles Darwin e dos 150 anos da publicação do seu livro A Origem das Espécies, a Ciência Viva  participou numa iniciativa internacional da Open University, apoiada pela Royal Society e pelo British Council que ofereceu ao público a oportunidade de observar como funciona a evolução no mundo natural.

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Explorando o Mar na escola (2009)

Workshop para professores do 2º e 3º ciclo sobre diversos temas ligados ao Oceano, que decorreu em três cidades. No âmbito da iniciativa foram traduzidos, adptados e publicados planos de aula.

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Pollen: Sementes de Ciência nas cidades (2006-2009)

Projeto que decorreu entre em 12 cidades europeias, que teve por objetivo estimular o interesse dos alunos do ensino básico pela Ciência e Tecnologia. No projeto estiveram envolvidos parceiros das comunidades local e científica. Em Portugal o projeto foi desenvolvido em escolas de Loures.

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Volvox (2008-2009)

Projeto baseado numa rede de professores e especialistas da área de Biologia de 10 países europeus. Esta colaboração permitiu criar recursos educativos (protocolos experimentais, atividades de sala de aula, saídas de campo, simulações e outros) para o ensino da Biologia.

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Pencil (2007-2008)

Projeto coordenado pela rede de museus e centros de ciência do ECSITE, que combinou programas de intervenção no terreno com investigação académica para abordar o ensino informal das ciências. Cada um dos 14 museus e centros de ciência que integraram o consórcio desenvolveram um projeto piloto para a criação de redes de escolas, alunos, associações de professores, centros de investigação e especialistas em educação e comunicação em ciência.

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Ciência, Educação e Arqueologia Marinha (2006-2007)

Alunos de escolas secundárias partiram à descoberta do fundo do mar através da participação em atividades no âmbito de um projeto científico que envolveu instituições norte-americanas e portuguesas. O projeto visou a exploração de temas relacionados com arqueologia, biologia, geologia marinhas e aplicações tecnológicas para o estudo do oceano.

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Nanodialogue (2006-2007)

Promoção do diálogo sobre as nanotecnologias e nanociências na sociedade. O Pavilhão do Conhecimento recebeu a Exposição Nanodialogue e promoveu vários workshops sobre o tema. 

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SciencEduc (2004-2006)

Projeto europeu que teve como objetivo melhorar a educação científica nas escolas do Ensino Básico e pré-escolar, através da criação de uma rede de professores e educadores de infância.

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ESaT | European Science and Technology (2004-2005)

Projeto europeu dirigido a alunos de escolas secundárias europeias que teve como objetivo a promoção da cultura científico-tecnológica. No projeto participaram grupos de alunos e professores de escolas gregas, italianas, austríacas e portuguesas.

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Pulsar (2001-2002)

Portugal participou no Space Experiment Module Program (SEM), um programa educativo da NASA que convidou jovens de escolas portuguesas a preparar experiências para envio no Vaivém Espacial Endeavour, voo STS-108. Com apoio de instituições científicas, os jovens compararam com amostras que estiveram no espaço, expostas a elevadas doses de radiação, diferenças de temperatura, acelerações e ambiente de microgravidade com amostras de controlo que ficaram na Terra. 

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Trends in Science Education: a communication project (1999)

Projeto que contou com o envolvimento de alunos e professores de escolas secundárias portuguesas e escolas de Macau. O projeto foi coordenado pela Ciência Viva.

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Eratóstenes

Alunos de escolas básicas e secundárias foram desafiados a calcular o perímetro da Terra, tal como fez Eratóstenes há 2200 anos. O projeto coordenado por La Main à la Pâte e pela Agência Espacial Europeia (ESA) abordou conteúdos de astronomia, história, geografia, matemática, física e tecnologia.

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Escity | Europe, Science & the City

Projeto europeu para delinear estratégias de promoção da cultura científica, introduzindo a Ciência na agenda cultural das cidades. O projeto contou com envolvimento do público, como forma de criar uma rede europeia com vista à troca de experiências e promoção da cultura científica nas cidades. As conclusões da iniciativa foram divulgadas num guia distribuído em diversas cidades europeias.

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Missão X

Missão X - Treina como um Astronauta é um projecto da NASA e da ESA (European Space Agency) que pretende estimular e educar os jovens para uma alimentação saudável e para a prática do exercício físico, enquanto os desafia a treinar como astronautas.

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Missão X

Um projecto da NASA e da ESA (European Space Agency) que pretende alertar os jovens para a importância do exercício físico e da alimentação saudável, enquanto os desafia a treinar como astronautas. Ano 2012 a 2014.

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Physics on Stage

Iniciativa dirigida a professores do ensino secundário, que teve como objetivo promover novas formas de ensino e de divulgação das ciências e estimular a troca de experiências inovadoras entre parceiros europeus. No ano de 2003, foi dado um enfoque especial ao tema A Física e a Vida. [Physics on Stage 1] [Physics On Stage 2]

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Wonders

Wonders - Welcome to Observations, News & Demonstrations of European Research and Science, coordenado pela EUSCEA – European Science Events Association - , com vista ao intercâmbio de atividades e experiências de comunicação em ciência. O projeto desenvolveu-se em volta de três atividades: Carrossel da Ciência, Talk - Decide e Evento Final.

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Projetos Portugueses


Um Bosque Perto de Si!

Atividades e materiais de apoio ao estudo dos ecossistemas florestais enquanto espaços de biodiversidade. Colaboração da comunidade científica, Rede de Centros Ciência Viva e associações locais. Em curso entre 2010 e 2013.

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Ecossistemas Marinhos

Propostas de atividades para estimular o gosto pela Ciência, em especial a observação e experimentação, a pretexto do estudo de ecossistemas marinhos. Em curso em 2013.

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Oceanos, Biodiversidade e Saúde Humana

Projeto realizado no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade e que convidou alunos e professores a descobrir, experimentar e relatar as ligações entre a saúde humana e a biodiversidade marinha, com a colaboração de Institutos de Investigação e de Centros Ciência Viva. Em curso no ano letivo 2011-2012.

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Concurso Ano do Cérebro

Concurso dirigido a alunos do ensino básico e secundário para fomentar a realização de debates sobre temáticas relativas às neurociências.  Ano 2013.

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Procriação Medicamente Assistida

Concurso que convidou alunos do 12.º ano de escolaridade a participar em debates sobre Procriação Medicamente Assistida (PMA). Anos 2012 e 2014.

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n&n´s | Nanociências & Nanotecnologias

Projeto que visou contribuir para promover a cooperação entre escolas e laboratórios de investigação com atividade na área das nanociências e nanotecnologias. Os alunos foram convidados a criar um conto de ficção científica sobre desenvolvimentos científicos nestas áreas, em especial sobre as suas potenciais aplicações e impacto na sociedade.

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Darwin2009 (2009)

Durante o ano de 2009, a Ciência Viva e o Conselho de Laboratórios Associados lançaram um convite para participação em iniciativas que assinalaram o bicentenário do nascimento de Charles Darwin e o 150º aniversário da publicação do livro A Origem das Espécies. No website do projeto estão divulgados os eventos realizados em Portugal no âmbito destas comemorações.

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Projecto Meteo (2010-2011)

Sugestões de actividades e materiais de apoio à realização de projetos na área da Meteorologia. Identificar, observar e relacionar fenómenos meteorológicos, interpretar   imagens de satélite, registar dados e caracterização do clima local. 

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Astrobiologia: outros mundos, outras vidas? (2010-2011)

Concurso nacional para alunos do ensino secundário promovido pelo Ciência Viva em colaboração com o Observatório Astronómico de Lisboa. O projeto permitiu que alunos tomassem contato com questões para as quais só recentemente se conseguiu procurar respostas científicas. 

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Rali Solar (2006-2011)

Concurso que teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento da cultura científica e o empreendedorismo dos jovens na área da energia solar. A iniciativa surgiu na sequência do concurso solar Padre Himalaya, que promoveu o uso das energias renováveis em contexto escolar. [Padre Himalaya 2006]

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Contos: A Ciência e o Risco (2005-2006)

Alunos de escolas básicas e secundárias, com o apoio de um escritor e de um investigador, foram convidados a construir contos sobre a temática A Ciência e o Risco.

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Ciência Viva nos Pátios (2014-2016)

Projeto que promove a utilização dos pátios das escolas do 1º ciclo do ensino básico como locais de aprendizagem.. Os alunos desenvolvem um projecto de investigação, desde a formulação das perguntas até à comunicação dos resultados, 

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Latitude e Longitude (2005-2006)

Integrado nas Comemorações do V Centenário do Nascimento de Pedro Nunes, a Ciência Viva coordenou um projeto que promoveu  atividades em escolas do ensino básico e secundário com utilização do Kit Latitude Longitude. 

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Genoma Humano: Perspectivas para a Saúde Pública (2001-2004)

O projeto permitiu criar espaços de interação entre grupos de alunos e professores de escolas secundárias e instituições científicas e realizadas atividades a pretexto da investigação sobre o Genoma Humano.

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A Saúde no século XXI: uma visão dos jovens europeus (2009-2010)

O projeto permitiu que jovens portugueses e alemães conhecessem os desenvolvimentos científicos e tecnológicos recentes na área das Ciências da Saúde, através do contacto direto com investigadores. 

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A Física em Desafios (2005)

Concurso de vídeos sobre temas de Física. Colaboração do investigador Manuel Paiva, responsável por estudos científicos em missões espaciais.

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Projectos de Outras Entidades (Parceria com a Ciência Viva)


Rocha Amiga

Projeto que envolveu escolas em atividades de partilha de conhecimentos e experiências sobre a geodiversidade de vários ambientes, como estratégia de sensibilização para o papel das geociências na sociedade contemporânea.

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Sun4All

Atividades para o Ensino Básico e Secundário com base em imagens do Sol registadas ao longo de mais de 80 anos de observações. Realização de trabalhos de introdução ao método científico e à investigação, tendo como pano de fundo o Sol e a sua atmosfera.

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Charcos com Vida

Projecto dirigido às escolas do ensino básico e secundário, para a adopção e/ou construção de um charco e investigação da sua biodiversidade.
Parceria Ciência Viva e CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos.

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