Os grupos construiram produtos, em diferentes formatos (texto dramático, notícia, diário pessoal, conto policial), em redor de situações ficcionadas, sobre o tema “A Genética no ano 2020”, sobre diferentes temáticas: bases de dados genéticas, testes genéticos, patentes e medicamentos, genética forense (identificação genética de parentescos, identificação genética de vestígios biológicos), novos medicamentos, genética populacional.
Para a construção dos produtos, os grupos contaram com apoio de:
(1) professores de Biologia e de outras disciplinas em cada escola;
(2) investigadores das Ciências da Saúde;
(3) escritor;
(4) jornalista de Ciência;
(5) materiais disponibilizados na página do projecto (artigos de imprensa, excertos de legislação, textos elaborados por investigadores)
Fórum de Discussão Ao longo do projecto, manteve-se um espaço de interacção, em formato de Fórum de Discussão, para debate de questões polémicas relacionadas com a investigação na área do Genoma Humano.
Sessão de entrega de prémios para os melhores contos
Pavilhão do Conhecimento, Novembro de 2002