Prémio Ciência Viva nos Media 2014


DESAFIOS

Entidades Beneficiárias:


A secção “Desafios” do jornal Público é uma secção de jogos matemáticos (ou de Matemática Recreativa, como também é chamada) que propõe aos leitores a resolução de problemas para a qual não é necessária qualquer formação específica em Matemática mas apenas um espírito lógico e alguma perseverança. Todas as semanas é proposto um problema novo e é apresentada a solução do problema anterior.



A publicação dos “Desafios” teve início logo com o lançamento do jornal Público, em Março de 1990, o que faz dela uma das mais antigas secções da imprensa portuguesa. A secção manteve uma publicação ininterrupta e deverá comemorar os seus 25 anos em Março do próximo ano.


A secção teve inicialmente como autores os matemáticos Eduardo Veloso e José Paulo Viana e como ilustradora Cristina Sampaio, cujo traço característico se tornou a sua imagem de marca. Eduardo Veloso viria mais tarde a abandonar o projecto, devido a outros compromissos, e a secção manteve-se sob a autoria dos dois restantes autores.


A secção conheceu um êxito imediato, nomeadamente entre os professores do ensino básico e secundário, tendo estado na origem da realização de jogos matemáticos em escolas por todo o país e à edição de 10 livros com compilações dos Desafios publicados.


Eduardo Veloso é um dos pioneiros da divulgação da Matemática em Portugal, tendo mantido colaborações na imprensa escrita e na televisão (programa Aqui há gato, RTP) e colaborando desde há longos anos com a Associação de Professores de Matemática (APM), onde se dedicou em particular à formação de professores. Foi director da revista “Educação e Matemática”. (http://www.apm.pt/apm/revista/educ71/Tecnologias.pdf,
http://www.dgidc.min-edu.pt/data/dgidc/Revista_Noesis/doc_sumarios/sumario_69/entrevista69.pdf)



José Paulo Viana é professor do ensino secundário e membro da Associação de Professores de Matemática (APM), no âmbito da qual tem desenvolvido um intensa actividade como divulgador, proferindo palestras e apoiando projectos de matemática em escolas de todo o país. Além dos “Desafios” do Público é autor de “Uma Vida Sem Problemas - A Matemática nos Desafios do Dia a Dia”.


A ilustradora Cristina Sampaio estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e trabalha como ilustradora e cartonista desde 1986 em diversas revistas e jornais em Portugal e no estrangeiro. Trabalhou em cenografia, multimédia e animação. Entre as distinções que recebeu conta-se o Award of Exellence 2002, 2005 e 2009 da Society of News Design (EUA), a medalha de prata da SND (Espanha) em 2009, o prémio Stuart de Desenho de Imprensa na categoria Cartoon em 2006 e 2010 e o Primeiro Prémio de cartoon editorial do World Press Cartoon em 2007. (www.cristinasampaio.com).