Prémio Ciência Viva na Educação 2014

Projecto MIRA COM CIÊNCIA


 

Entidade Beneficiária: Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Concelho de Mira


Rua Dr. António José Almeida – 278
3070-399 Mira
Coimbra – Portugal
http://pmate4.ua.pt/paiscomciencia/



Mira com Ciência é um projecto da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Concelho de Mira, realizado em parceria com a Universidade de Aveiro, e em particular do projecto Matemática Ensino. Esta colaboração elevou a qualidade científica e pedagógica do projecto Mira com Ciência, este projeto, tanto a nível de conteúdos científicos, como a nível de metodologia a desenvolver. Com o apoio da Universidade de Aveiro, foi possível potenciar um maior impacto na sensibilização para as ciências e a promoção da culturas científica em Mira e na comunidade envolvente.

 

O projecto decorreu durante aproximadamente dois anos, entre Dezembro de 2012 e Setembro de 2014, e teve como objectivo dar a conhecer à população escolar várias vertentes das áreas das ciências e da tecnologia, numa perspectiva de orientação profissional e investigativa de prosseguimento de estudos escolhendo o caminho da ciência. O seu principal intuito foi o de sensibilizar os alunos para questões das ciências com as quais lidam no seu dia-a-dia.


Para isso, o projecto procurou suscitar o interesse e a curiosidade pela ciência e tecnologia através da dinamização de uma nova forma de aprender, valorizando a ciência como cultura. A ciência e a tecnologia foram valorizadas numa perspectiva interdisciplinar e a partir de exemplos quotidianos dos alunos. Simultaneamente, procurou contribuir para a construção de uma imagem da ciência, dos cientistas e da actividade científica mais autêntica, culturalmente sensível e inclusiva.


Uma das mais-valias deste projecto é a promoção da ciência desde o ensino básico: a sua acção começou no 1º ciclo, tendo-se alargado ao 2º e 3º ciclo. Envolveu professores titulares, professores de actividades de enriquecimento curricular, professores de biologia, físico-química e outras ciências. Além disto, durante os dois anos de duração oficial do projecto a comunidade foi preparada para a continuidade das actividades propostas, através da mobilização dos professores.



 



Um dos momentos representativos do envolvimento da comunidade foi encontro realizado na Casa do Povo de Mira, a 9 de Maio de 2014, com a presença de centenas de participantes, e onde os alunos tiveram a oportunidade de demonstrar algumas das atividades que realizaram no decurso do projeto Mira com Ciência, no âmbito do ensino experimental de ciências, a toda a comunidade educativa, disseminando os conhecimentos e competências que desenvolveram ao longo do projecto. 


Mais informação sobre este encontro e outras actividades do projecto pode ser encontrada em:
http://pmate4.ua.pt/paiscomciencia/