Junte-se à odisseia da descoberta de
“O SENTIDO DA VIDA”

Embarque em uma viagem ao redor do mundo, através da perspectiva deste jovem brasileiro que tinha tudo a perder, incluindo a própria vida.

Até 18 de fevereiro

Ajude na finalização do filme


Apoiar a campanha

Participe no processo de criação deste documentário financiando a pós-produção do filme! 2.000 horas de filmagens em sete línguas diferentes para transformar num filme de duas horas numa versão teatral e em oito episódios de uma série televisiva.
Nesta viagem, Giovane Brisotto aspira a encontrar uma resposta para o sentido da vida. O filme dedica-se a demonstrar que é possível viver uma vida digna e gratificante, apesar de se sofrer de uma doença incapacitante. Infelizmente, Giovane faleceu depois de completar esta viagem. Depende de cada um de nós tornar a sua memória viva, reiterando seu legado.


Apoiar a campanha
Macbook Video Underlay






Este projeto tem o apoio das seguintes instituições de investigação e de divulgação da ciência:

                    



O Filme

Saiba mais sobre esta história verídica.

Conheça a história verídica de Giovane, um jovem brasileiro portador de doença rara, incurável e mortal, através da sua viagem ao redor do mundo, onde questiona a nossa existência. Mais de 56 mil quilómetros transpostos em sete histórias com figuras públicas, personagens emblemáticas da contemporaneidade, influenciando as vidas das pessoas em todo o mundo.

“O filme tem como objectivo entender o que nos une como Humanidade, onde as diferentes histórias convergem num esforço para encontrar uma resposta à eterna questão sobre qual o Sentido da Vida?

Para nos guiar nesta odisseia, contamos com o escritor português best-seller Valter Hugo Mãe; o primeiro astronauta dinamarquês na sua viagem ao espaço, Andreas Mogensen; o famoso juiz, defensor dos direitos humanos, Baltazar Garzón (advogado de Julian Assange); a artista plástica japonesa aclamada internacionalmente Mariko Mori; o compositor islandês Hilmar Örn Hilmarsson (mentor da Björk e Sigur Rós); o famoso actor porno Colby Keller; e a candidata à presidência do Brasil, Marina Silva.



Entre a viagem de Giovane e estes personagens, o filme ambiciona servir como cápsula do tempo, registando e cristalizando o mundo esquizofrênico em que vivemos. Tem como missão despertas, no decurso desta odisseia, a consciência individual de que é urgente atuar se queremos mesmo mudar – e preservar – o universo que nos rodeia.

Este documentário é ainda prova de que é possível viver uma vida em pleno com uma doença incapacitante. Infelizmente, Giovane faleceu depois desta viagem. Agora cabe a cada um de nós preservar a sua memória e o seu legado.



Website oficial do filme

A DOENÇA

À procura da cura

Miguel Gonçalves Mendes (“José e Pilar”) demorou cinco anos a filmar a história verídica de Giovanne Brisotto, um jovem brasileiro portador de paramiloidose familiar, uma doença rara e incurável de origem portuguesa, espalhada pelo mundo durante a época dos Descobrimentos. Giovane embarca numa viagem à volta do mundo. Chega à Índia, traçando a mesma rota daquela que se supõe ter sido a primeira viagem a disseminar a doença. Daqui vai de comboio até à China (Macau) e finalmente viaja de barco até ao Japão. Nesta viagem, ele aspira a encontrar uma resposta sobre o sentido da vida.

Na iminência de um transplante de fígado, que poderá travar a progressão da doença, o protagonista decide embarcar numa viagem à volta do mundo traçando a rota original que os navegadores portugueses fizeram há 500 anos atrás e que provocaram a disseminação da sua doença. Um caminho que atravessa o espaço e o tempo: de carro, barco e comboio, cobrindo 56 mil quilómetros, atravessando diferentes paisagens, ouvindo línguas incompreensíveis e constantemente sentindo que esta nossa existência não tem um propósito.





CONFERÊNCIA NO PORTO SOBRE A DOENÇA

Com a presença de Giovanne Brisotto


Apoie-nos no

APOIAR A CAMPANHA



Não pode apoiar mas é sensível à causa e quer ajudar?
Partilhe esta campanha por e-mail, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat com todos os seus contactos usando a hashtag “#TheMeaningoflife”.