Laboratórios de Estado

IH
O Instituto Hidrográfico apoia a comunidade científica nas áreas das Ciências e Tecnologias do Mar.  Dispõe de recursos humanos qualificados, meios operacionais e equipamentos técnicos necessários ao desenvolvimento de projetos multidisciplinares de I&D, em parceria com instituições nacionais e estrangeiras nos domínios da Oceanografia Física, Geologia Marinha, Química, Hidrografia, Navegação e proteção do meio ambiente.

LNEG
O Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia desenvolve  investigação para o apoio às políticas públicas e para o desenvolvimento económico. Em particular, a Unidade de Geologia Marinha estuda os recursos geológicos imersos e o seu potencial económico e realiza cartografia da plataforma continental e das zonas costeiras, entre outras atividades de investigação.

INRB
O Instituto Nacional de Recursos Biológicos desenvolve investigação de suporte a políticas públicas orientadas para a valorização dos recursos biológicos, defesa dos interesses nacionais, e aprofundamento de políticas comuns na União Europeia. O INRB integra três grandes áreas Departamentais/Laboratórios: o Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIA), o Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR) e o Laboratório Nacional de Investigação Veterinária (LNIV), os quais mantêm a respectiva identidade e autonomia técnico-científica.

IPIMAR
O Instituto de Investigação das Pescas e do Mar promove atividades de investigação, experimentação e demonstração no domínio das ciências e tecnologias nas áreas da pesca e recursos do Mar. Apoia ainda a definição de políticas sectoriais, desenvolvendo as respetivas bases científicas e tecnológicas, e assegurando o apoio técnico e científico necessário ao desenvolvimento e inovação nas suas áreas de pesquisa.