Laboratórios associados

CIMAR
O Centro de Investigação Marinha e Ambiental desenvolve investigação científica sobre processos em sistemas aquáticos, incluindo o estudo do impacto das atividades humanas. Este laboratório inclui dois centros de investigação: O CCMAR – Centro de Ciências do Mar e o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

CIIMAR
Integrado no Laboratório Associado CIMAR, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental dedica-se à investigação, divulgação e transferência de tecnologia na área das Ciências do Mar e Ambientais, abrangendo áreas da Biologia, Ecologia, Ecotoxicologia, Parasitologia, Fisiologia, Nutrição, Cultivo de Espécies Aquáticas e Química.

CCMAR
Integrado no Laboratório Associado CIMAR, a investigação desenvolvida pelo Centro de Ciências do Mar abrange áreas como a Biologia Molecular, a Genética, a Endocrinologia, a Biofísica, a Química Orgânica e a Ecologia de organismos marinhos. Tem também uma forte intervenção no desenvolvimento de tecnologias de Aquacultura e Biotecnologia.

/img/upload/inesc tec.jpg

LARSyS
O Laboratório de Robótica e Sistemas em Engenharia e Ciências é um centro de I&D multidisciplinar nas áreas da Robótica e do processamento de informação. A criação de robôs oceânicos autónomos, robôs de busca e salvamento e comunicações móveis são alguns exemplos das aplicações desta pesquisa.

DSOR lab
Integrado no Laboratório Associado LARSyS e no IRS - Instituto de Sistemas de Robótica, o Laboratório de Sistemas Dinâmicos e Robótica Oceânica desenvolve investigação na área dos Sistemas Dinâmicos e Robótica Submarina.

/img/upload/dop.png

DOP/UAc
Integrado no Laboratório Associado LARSyS, a investigação do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores está centrada na descrição, experimentação e modelação dos ecossistemas marinhos, nas áreas da Ecologia e Biologia Marinha, Oceanografia Física e Química e Pescas.

CESAM
O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar desenvolve investigação fundamental na área dos ambientes costeiros e marinhos, integrando conhecimentos sobre a atmosfera, a biosfera, a hidrosfera e a litosfera.