A investigação sobre o Mar em Portugal é prioritária para contribuir para o desenvolvimento económico do País e paralelamente assegurar a sustentabilidade da exploração dos seus recursos marinhos.
A atual Estratégia nacional para o Mar define o conhecimento como um dos seus pilares estratégicos para uma economia marítima próspera, através da aposta na investigação científica e no desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas ao oceano.
Portugal tem instituições científicas fortemente internacionalizadas e que estão na linha da frente em diferentes domínios da investigação sobre o Oceano. O País é pioneiro em projetos de produção de energia através das ondas e na exploração dos fundos oceânicos. Os centros de investigação pesqueira contribuem para a promoção da aquicultura, da maricultura e de uma pesca sustentável, enquanto se desenvolve também pesquisa nacional nos campos da Ecologia, Biologia Marinha e Oceanografia. A investigação na área da Biotecnologia e Farmacêutica está em expansão e na área tecnológica desenvolvem-se robôs oceânicos autónomos.
Conheça a investigação que se faz em Portugal:
Outros Centros de Investigação