Ações de divulgação

A Ciência Viva organiza ações de divulgação científica relacionadas com o Oceano, para diferentes públicos.



Ciência Viva no Verão
Ciência Viva no Verão, que decorre a nível nacional desde 1997, tem atividades dirigidas ao público em geral, algumas explorando os Oceanos sobre várias perspetivas.
Anualmente, de 15 julho a 15 setembro
Semana C & T
Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, diversas instituições de todo o país abrem as suas portas ao público. Algumas dessas instituições dedicam-se à investigação ou divulgação de temáticas relacionadas com os Oceanos.
Anualmente, na semana de 24 de novembro
Climate, Oceans, Infectious Diseases and Human Health
Palestra proferida pela Professora Rita Colwell (diretora da National Science Foundation, Universidade de Maryland, EUA) sobre o seu trabalho, com especial enfoque na relação entre condições ambientais e propagação de doenças infeciosas.
2009
Café de Ciência 2009
Ciências do Mar, novas tecnologias e exploração sustentável dos recursos marinhos
A Ciência Viva organiza anualmente Cafés de Ciência na Assembleia da República, aproximando a ciência dos decisores, promovendo decisões políticas informadas.
2009
Dia Europeu do Mar 2008 e Dia Europeu do Mar 2009
A Ciência Viva, em colaboração com a EMAM - Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar e outras entidades, tem assinalado essas efemérides com ações de divulgação científica e sensibilização sobre o Mar.
2008 e 2009
Concurso ROV – O meu nome és tu que escolhes
Em colaboração com a Ciência Viva, a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental convidou jovens do ensino secundário a escolher um nome para o ROV (Veículo de Operação Remota) português que explora os nossos fundos marinhos.
2008
Primeira conversa global sobre o clima
Simultaneamente, por todo o Planeta decorreram conversas globais sobre as Alterações Climáticas - causas, impactos e soluções. Em Portugal, o anfitrião foi o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.
2007