Bem-vindo ao WORKSHOP DE LITERACIA TRANSATLÂNTICA DO OCEANO EM LISBOA
Banner da zona

Conclusões Finais

 

Grupos de Trabalho 


1. Literacia do Oceano e Educação

  • Literacia do Oceano é mais do que ciência.
  • Impulsionar a mudança do curriculum escolar.
  • Desenvolvimento profissional de professores – reconhecer professores líderes como impulsionadores (multipliers).
  • Criar interacções entre) cientistas e educadores.
  • Criar interacções entre estudantes e decisores políticos.
  • Nomear embaixadores.



2. Literacia do Oceano e Sociedade

  • Estratégia de Comunicação de Marketing: adaptar a linguagem e mensagens consoante o público-alvo.
  • Adopção de uma atitude positiva: “O que podemos/posso (eu) fazer?”.
  • Envolver as partes interessadas da indústria: usar a sua linguagem e compreender os seus valores.
  • Utilizar diferentes impulsionadores: cultura pop, tecnologia de consumo.
  • Crianças como agentes impulsionadores.
  • Criar interacções entre investigadores e o público.

 

3. Oceano: o nosso património e futuro comum

  • Catalogar recursos/ estudos de caso.
  • Criar uma plataforma para projectos, incluindo os transatlânticos.
  • Usar comemorações da história nacional (por exemplo, 500º Aniversário da circum-navegação de Fernão Magalhães em 2019) para promover a literacia do oceano.
  • Estratégia de disseminação para reforçar a ideia que o Oceano é “o nosso património e futuro comum”.

 

O Workshop de Literacia do Oceano de Lisboa (Lisbon TOL Workshop) reuniu investigadores e educadores dos EUA, Europa e Canadá para debater esta temática de forma a consolidar redes e identificar sinergias e complementaridades nesta área. As conclusões principais e diferenciadoras do TOL de Lisboa foram:

  • Sensibilizar e cativar o sector empresarial para a Literacia do Oceano adaptando a nossa mensagem a este sector da sociedade;
  • Sermos criativos e usar uma estratégia proactiva como “O que podemos fazer? ” em vez de “Não fazer”;
  • Envolver e capacitar os investigadores como intervenientes importantes na implementação da Literacia do Oceano;


Por último, enfatizar e disseminar a ideia de que o Oceano é “o nosso património e futuro comum”.