A Ciência Viva presta homenagem às mulheres cientistas portuguesas, que representam 45% do total de investigadores no nosso país e cujo trabalho notável tem sido fundamental para o progresso que a Ciência e a Tecnologia nacionais registaram nas últimas décadas.

Este agradecimento especial às cientistas culminou com a exposição de fotografia Mulheres na Ciência, inaugurada a 8 de Março de 2015 no Pavilhão do Conhecimento. A mostra integrou 20 retratos de 20 cientistas portuguesas que se destacaram, em diferentes domínios de investigação, no panorama científico nacional, e foram captados pela fotógrafa Luísa Ferreira, a convite da Ciência Viva.

"Este livro não esgota a participação das mulheres portuguesas que fazem ciência, mas pretende ser uma mostra do seu envolvimento na aventura do conhecimento. Convidámos investigadoras eméritas, cientistas seniores e jovens em começo de carreira e tentámos abordar o maior leque possível de áreas do conhecimento e de geografias", refere Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva.

Da Biologia à Matemática, da Química às Ciências Sociais, da Física à Arqueologia, das Neurociências à Geografia, da Engenharia à História, das Ciências do Espaço à Filosofia, Mulheres na Ciência põe o foco em mais de duas centenas de investigadoras e noutras tantas histórias de sucesso que têm contribuído em muito para o enraizamento da ciência na sociedade portuguesa e que, espera a Ciência Viva, possam vir a inspirar jovens a seguir a sua vocação.

As duas edições do livro Mulheres na Ciência estão à venda na Loja do Pavilhão do Conhecimento. O conteúdo de ambas as publicações existe também em versão digital num módulo permanente do Pavilhão do Conhecimento, inaugurado a 8 de Março de 2016.



Seleccione a capa de uma edição para visualizar as respectivas fotografias




Exposição de fotografia Mulheres na Ciência

8 de Março de 2015 · Pavilhão do Conhecimento



Módulo digital