Qual é o livro de divulgação de ciência que sugere? Partilhe  
Carlos Fiolhais

Professor catedrático e divulgador de ciência

livro

Biografia

Doutorado em Física Teórica pela Universidade de Frankfurt/Main, Carlos Fiolhais é professor catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra e divulgador da ciência. Autor de 150 artigos científicos em revistas internacionais e de mais de 500 artigos pedagógicos e de divulgação, publicou 50 livros, entre os quais Física Divertida, Nova Física Divertida, Darwin aos Tiros e outras histórias de ciência e Pipocas com telemóvel e outras histórias de falsa ciência (os três últimos com David Marçal). Entre outros cargos dirigentes, foi diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, da revista Gazeta de Física , publicada pela Sociedade Portuguesa de Física, e é diretor do Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Colaborador regular dos jornais Público, Sol, As Artes entre as Letras e Jornal de Letras, foi consultor dos programas Megaciência e ABCiência, para a SIC e RTP, e do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra. É ainda responsável pelos programas de Educação e de Ciência e Inovação, da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Carlos Fiolhais ganhou vários prémios e distinções, entre os quais um Globo de Ouro da SIC e a Ordem do Infante D. Henrique.

PARTILHE

            

As suas Recomendações

Breve história do tempo | Comentário:

É, de longe, o livro de ciência mais vendido de sempre. Hawking fala-nos dos mistérios do cosmos, dos buracos negros ao Big Bang, de uma forma que provoca a nossa imaginação. Fascina ainda que não se compreenda tudo..

livro

A nova aliança | Comentário:

Um livro sobre o mistério do tempo. Li-o no tempo pós-doutoral e sobre ele escrevi a minha primeira recensão. Liga várias ciência, em particular as ciências exactas e naturais com as ciências sociais e humanas. O tempo é comum a todas as nossas experiências..

livro