Qual é o livro de divulgação de ciência que sugere? Partilhe  
Inês Guimarães

Estudante

livro

Biografia

Inês Guimarães, que também é de Guimarães, tem 19 anos e frequenta o 2º ano da licenciatura em Matemática, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Encontra-se ligada a vários projetos de divulgação matemática, gerindo um canal no YouTube, intitulado por MathGurl, com mais de 1 milhão de visualizações e cerca de 35000 seguidores e cujo propósito é o de apresentar o lado cool e divertido desta ciência. Já participou em duas conferências TEDx e encontra-se nomeada para melhor youtuber de Ciência e Tecnologia no âmbito do evento YouFest Awards.

PARTILHE

            

As suas Recomendações

Uma vida sem problemas | Comentário:

Este é um ótimo livro de divulgação matemática. Está escrito de uma forma clara e bem humorada, sendo compreensível pelo público em geral e não utilizando jargão científico. A primeira parte do livro consiste em curiosidades interessantíssimas de matemática, relacionadas com números, probabilidades, estatística e muitos outros ramos. A segunda parte apresenta 50 desafios matemáticos de vários graus de dificuldade, para os mais interessados e corajosos... Acima de tudo, é um livro bastante completo que é de leitura leve e relaxada, mesmo contendo uma grande diversidade de conteúdos enriquecedores de matemática..

livro

A matemática das coisas | Comentário:

Este foi o livro com o qual perdi a virgindade no que diz respeito à divulgação matemática. Por outras palavras, foi o primeiro livro de divulgação científica que li, tinha 13 anos e achei-o absolutamente delicioso. O livro contém inúmeras curiosidades acerca da matemática e explica o funcionamento de imensas coisas, desde o sistema GPS à criptografia, passando por paradoxos famosos e probabilidades surpreendentes. Hoje em dia, a maior parte da minha vida é dedicada à matemática e eu própria faço divulgação (à minha maneira...). Penso que a existência deste livro me encaminhou nesse sentido, uma vez que me ajudou a ficar com uma ideia muito mais clara daquilo que realmente é a matemática. Fez-me perceber que matemática é pensar e tentar compreender como é que o mundo à nossa volta funciona. E creio que ainda dei umas boas gargalhadas à custa dele, visto que também está escrito num tom relaxado e bem humorado. Obrigada, Nuno Crato!.

livro