A Cidade e as Serras concretizam o pensamento de Fradique Mendes: "a arte é um resumo da Natureza feito pela imaginação". Lilaz Carriço, in Literatura Prática II, Porto Editora (adaptado)"> A Cidade e as Serras concretizam o pensamento de Fradique Mendes: "a arte é um resumo da Natureza feito pela imaginação". Lilaz Carriço, in Literatura Prática II, Porto Editora (adaptado)" /> A Cidade e as Serras concretizam o pensamento de Fradique Mendes: "a arte é um resumo da Natureza feito pela imaginação". Lilaz Carriço, in Literatura Prática II, Porto Editora (adaptado)">
Qual é o livro de divulgação de ciência que sugere? Partilhe  
A Cidade e as Serras

Eça de Queirós

2015 | Porto Editora

livro

Público: Adulto, Juvenil

Tema: Ambiente, Biologia

Idioma: Português

Nesta obra, Eça sugere o tema clássico do elogio da "aurea mediocritas", quando mostra que nem é o fausto, nem o conforto, nem a ciência que fazem o homem feliz, mas sim uma vida calma, simples e natural. A descrição que faz da vida do campo é mais uma forma de idealização à maneira de Júlio Dinis. Revela-se um extraordinário paisagista. As descrições de A Cidade e as Serras concretizam o pensamento de Fradique Mendes: "a arte é um resumo da Natureza feito pela imaginação". Lilaz Carriço, in Literatura Prática II, Porto Editora (adaptado)

Recomendado por:

- Fernanda Rollo

    Escolho A Cidade e as Serras, porque nos conta o país, num espaço e num tempo que não se esgota, herança e património de que é também integrante. Conta-nos as gentes e o território, os contextos e os hábitos; fala das características das coisas e do que se faz e como se faz. Narrativa contemplativa mas acutilante, de identidades e patrimónios, memória crítica, da tensão entre a persistência e a mudança, perceção de contrastes entre formas de ser e estar, entre os mundos distantes, de Tormes e Paris, das serras e das cidades, em si expressões de autenticidade e sofisticação. Eça de Queiroz faz-nos viajar entre a tradição e a modernidade, em tempos comuns e velocidades distantes, constantes ou acelerados pela mudança e a tecnologia, inspirados pelo olhar cosmopolita, reconhecedor da cultura do lugar e do território, reconciliando a natureza com a inexorabilidade da ciência e do progresso. A Cidade e as Serras interpela-nos, e faz-nos reflectir sobre as dicotomias que persistem, prosseguindo a indispensabilidade da coexistência.


ISBN: 9789720049544

PARTILHE

            

Deixe a sua Opinião

Avaliação

1 2 3 4 5