PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA


História da Ciência Viva (1996 - 2016)

VOLTAR

Visita à praia no âmbito da iniciativa Pais com a Ciência, Tavira, 2014 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).

Pais com a Ciência

A iniciativa Pais com a Ciência é fruto de uma parceria entre a Ciência Viva e a Confederação Nacional das Associações de Pais com o intuito de apoiar projectos de promoção da cultura científica no ensino básico. Iniciada em 2012, esta iniciativa pretendeu constituir um programa nacional de apoio directo às famílias que propusessem projectos tendentes a auxiliar o ensino experimental das ciências, devendo estes apresentar a duração máxima de dois anos e ser coordenados por associações de pais e encarregados de educação em parceria com estabelecimentos de ensino superior e instituições científicas.

Entre 2013 e 2014 foram aprovados pela Ciência Viva 87 projectos, oriundos do mesmo número de associações de pais e encarregados de educação, sendo relevante referir a quantidade de entidades parceiras existentes, entre escolas do ensino básico e secundário, universidades, empresas e associações.

No que à análise geográfica dos projectos diz respeito, é visível uma relevante dispersão territorial, sendo notória a ausência das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Os projectos acabaram por desenvolver-se em redor dos principais núcleos urbanos do País, sendo visível a prevalência da região norte. Os principais pólos universitários nacionais – Lisboa, Porto, Aveiro, Coimbra, Braga, Vila Real, Setúbal, Évora e Faro – apresentam-se, também, como as principais zonas mas quais estas iniciativas são desenvolvidas.

Multimedia

Actividade de vela realizada no âmbito da iniciativa Pais com a Ciência, Tavira, 2014 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
Visita à praia no âmbito da iniciativa Pais com a Ciência, Tavira, 2014 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
1998-2016 Ciência Viva