PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA

História da Ciência Viva (1996 - 2016)

Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência

Instalado num antigo complexo mineiro, o Centro Ciência Viva do Lousal ocupa o edifício onde anteriormente estiveram instalados o Gabinete de Geologia, o Armazém do Óleo, a Casa do Ponto, a Casa das Lanternas, a Casa dos Equipamentos de Trabalho e o Balneário da Mina do Lousal.

Com a colaboração estreita da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, da Fundação Fréderic Vélge, da Câmara Municipal de Grândola, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, o Centro foi inaugurado em 30 de Junho de 2010 pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelo reitor da Universidade de Lisboa.

Tendo como temáticas principais a Geologia, a Química, a Física, a Biologia, a Mineralogia, as Ciências do Virtual e a Arqueologia Industrial, a sua administração está a cargo de Jorge Relvas, presidente da direcção, e de Álvaro Pinto, director executivo.

Site do Centro

Multimedia

Inauguração do Centro Ciência Viva do Lousal, 2010 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
Galeria de uma mina no Centro Ciência Viva do Lousal, 2010 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
Perspectiva sobre o Centro Ciência Viva do Lousal, 2015 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
Iniciativa "Mina vai à praia" dinamizada pelo Centro Ciência Viva do Lousal no âmbito da Ciência Viva no Verão, 2012 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
Edifício-sede do Centro Ciência Viva do Lousal, 2013 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
Interior do Centro Ciência Viva do Lousal, 2009 (Fonte: Fotografia de Daniel Espírito Santo, Arquivo Ciência Viva).
Núcleo expositivo do Centro Ciência Viva do Lousal, 2013 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
O Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência, 2013 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
VER TODOS