PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA


História da Ciência Viva (1996 - 2016)

VOLTAR

Semana da Ciência e da Tecnologia

No que diz respeito à Semana da Ciência e da Tecnologia, esta surgiu de um movimento que pretendia chamar a atenção da opinião pública para a importância do fomento da cultura científica e da aproximação entre os cidadãos e a ciência.

Além de algumas edições desenvolvidas ainda nos anos 80, a organização anual desta iniciativa resultou de uma homenagem nacional a Rómulo de Carvalho realizada em 1996. O dia do seu nascimento, 24 de Novembro, passou, nessa data, a ser considerado o Dia Nacional da Cultura Científica, por iniciativa do Ministério da Ciência e da Tecnologia, pretendendo consciencializar a população para a importância da cultura científica e do fomento de uma nova atitude perante a ciência, bem como para a necessidade de disponibilizar meios humanos e materiais para a realização de projectos que permitissem um aumento do contacto do grande público com a ciência.

No seguimento destas iniciativas a Ciência Viva passou a promover, desde 1998, a Semana da Ciência e da Tecnologia, no mês de Novembro de cada ano. Durante essa semana, vários centros de investigação, instituições de ensino superior, escolas e museus são convidados a abrir as suas portas aos cidadãos, organizando eventos que permitam colocar o público em contacto com investigadores de diferentes áreas.

Na edição de 1999 também as escolas básicas abriram as suas portas para apresentar os resultados dos projectos Ciência Viva. Neste ano, contando, igualmente, com o apoio de instituições científicas, universidades, centros de investigação e museus, foi possível apresentar uma oferta vasta de visitas guiadas, colóquios, exposições e mostras de filmes científicos.

Também as livrarias se aliaram a este projecto, desenvolvendo a iniciativa Ler Ciência, Saber Ciência, onde foram destacados recursos bibliográficos direccionados para a ciência e a tecnologia.

No seu conjunto, entre 1998 e 2015, foram realizadas 5649 iniciativas diferentes – não contando com as sessões múltiplas de cada uma das actividades –, promovidas por um conjunto de 516 entidades.

Multimedia

Actividades no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, 2001 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
Ana Noronha na Semana da Ciência e da Tecnologia de 2005 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
Actividade durante a Semana da Ciência e da Tecnologia de 2002 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
Alunos da Escola Ciência Viva a realizar experiências na Semana da Ciência e da Tecnologia de 2011 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
José Mariano Gago na Semana da Ciência e da Tecnologia de 2005 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
Sessão de autógrafos com Manuel Paiva durante a Semana da Ciência e da Tecnologia de 2005 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
Actividade "A cozinha é um Laboratório" na Semana da Ciência e da Tecnologia, 2001 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
Rosalia Vargas, António Guterres e José Mariano Gago na Semana da Ciência e da Tecnologia, 2001 (Fonte: Arquivo Ciência Viva).
VER TODOS
1998-2016 Ciência Viva