Versão Inglesa

Principal    Projecto    Topicos    Investigadores    Escolas    Editores    Actividades    Produtos

Imunologia

Texto produzido pela investigadora

Todas as células do corpo são geneticamente idênticas, com duas excepções, os óvulos e espermatozoides que se unem para formar um novo embrião, e os linfócitos, os protagonistas celulares do sistema imunológico.

Envenenar, perfurar, isolar ou simplesmente engolir e digerir- o corpo possui várias maneiras de se livar de visitantes indesejáveis ou moradores incovenientes. O problema consiste em saber identifica-los, e não incomodar em excesso os residente pacíficos. As bactérias, virus e tumores (entre outros) que podem nos causar sérios danos se reproduzem com uma velocidade muito superior a nossa, uma bactéria se divide a cada 20 minutos, o ser humano se reproduz a cada 20 anos. O sistema imunológico acompanha e reage a isto de uma maneira fascinante e perigosa: ele cria a sua propria diversidade genética, baralhando os genes usados no reconhecimento desses organismos. Entender como esses genes gerados mais ou menos ao acaso ganham significado, como o corpo decide se cada um deles é nocivo a nós, a um parasita, ou a nehum dos dois é um dos principais desafios da imunologia moderna. Por isso nós estudamos animais cuja genética é conhecida, e animais geneticamente modificados para descobrir como os linfócitos são formados, como eles são ativados e desativados, tanto nos casos sadios como nos casos onde o processo falha- danificando o cérebro, ou destruindo o pâncreas levando a diabetes, por exemplo. Com isto esperamos aprender como manipular o sistema imunológico, tanto para melhorar respostas ineficientes, como no caso da malária ou da SIDA, como para suprimir repostas indesejadas, como na autoimunidade ou na transplantação de orgãos.

Em alternativa poderão saber mais sobre imunologia surfando na web no endereço www.brainpop.com.

Jocelyne DEMENGEOT