Versão Inglesa

Principal    Projecto    Topicos    Investigadores    Escolas    Editores    Actividades    Produtos

DOENÇA DE MACHADO-JOSEPH

A investigação em Portugal: DMJ, projecto de pesquisa

"Estudos de Genética Molecular do gene da doença de Machado-Joseph e seu produto proteico" é um projecto que está a ser desenvolvido no Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e visa a caracterização da função do gene que está associado à doença de Machado-Joseph, por estudo dos genes correspondentes a este em outras espécies.

Doença de Machado-Joseph:
uma ataxia sem cura

Doroteia, tem 28 anos e pensa ser portadora da Doença de Machado-Joseph, uma ataxia que conduz à incapacidade motora, culminando com a morte. Para se certificar, submeteu-se ao programa de teste preditivo e aconselhamento genético do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) do Porto.
 TEXTO

Autoradiografia do diagnóstico molecular de DMJ

Programa de Teste Preditivo e Aconselhamento genético na DMJ

Qualquer pessoa que se dirija às consultas de teste pré-sintomático da DMJ tem de passar por várias etapas antes de proceder à sua realização. Estes testes não são feitos a crianças, por ser uma doença sem cura e que habitualmente começa na vida adulta. Muito excepcionalmente, fazem-se a jovens entre os 16 e 18 anos, se forem pedidos pelos próprios e se tiverem como objectivo tomadas de decisão importantes.

Existem centros deste Programa em Vila Real, Porto, Coimbra, Lisboa, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo.  TEXTO

O que é a Doença de Machado-Joseph?

A doença de Machado-Joseph (DMJ) é hereditária, progressiva e degenerativa. Leva a uma grande incapacidade motora (sem nunca alterar o intelecto) e culmina com a morte do doente. É resultante de uma alteração genética, estudada pela primeira vez, na década de 70, em famílias luso-americanas de origem açoriana. Por esta razão, numa primeira hipótese de propagação da enfermidade, atribuiram-se as culpas à emigração açoriana. Esta teria sido responsável pelo seu alargamento aos vários pontos do globo.
 TEXTO

A difusão da doença pelo Mundo

A difusão da doença Machado-Joseph pelo mundo, tem gerado controvérsia ao longo de várias décadas, assim como a sua origem.
 TEXTO

Trabalho realizado pelo grupo da Escola Secundária D.Pedro V.
Apoio e revisão científica de Jorge Sequeiros, investigador do Instituto de Biologia Molecular e Celular - IBMC